Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - SP

Secretaria de Gestão da Informação e Documental

Coordenadoria De Gestão Da Informação

Seção de Legislação

PORTARIA Nº 336, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO a Instrução Normativa nº 84, de 22/4/2020, e a Decisão Normativa nº 198, de 23/3/2022, ambas do Tribunal de Contas da União;

CONSIDERANDO as várias providências, com prazos legalmente fixados, que deverão ser tomadas em decorrência da instrução do Relatório de Gestão - Exercício 2023;

CONSIDERANDO a necessidade de coordenar as atividades das diferentes unidades da secretaria do Tribunal no atendimento aos prazos estabelecidos;

RESOLVE:

Art. 1º  Estabelecer o cronograma de providências a cargo das diversas unidades do TRE-SP, constante do Anexo I, para instrução do Relatório de Gestão referente ao Exercício 2023.

Art. 2º  Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO SÉRGIO BRANT DE CARVALHO GALIZIA

PRESIDENTE

Anexo I - Cronograma para elaboração do Relatório de Gestão - Exercício 2023

PRAZO MÁXIMO

PROVIDÊNCIA

DETALHAMENTO

UNIDADE RESPONSÁVEL

04/12/2023

Indicação de temas relevantes

Indicação de projetos, ações e iniciativas realizadas e concluídas pela área em 2023 e que possam ser consideradas relevantes para o alcance dos macrodesafios do PEI 2021-2026, bem como assuntos que afetam, de maneira significativa, a capacidade de o TRE-SP alcançar seus objetivos de geração de valor no curto, médio e longo prazos, para a definição da materialidade.

 

Todas as unidades

11/12/2023

Reunião para determinação da materialidade das informações a serem inseridas no relato integrado a partir dos projetos, das ações e das iniciativas informadas pelas áreas

Pontos que serão considerados:

a)  identificação de temas capazes de afetar a geração de valor (relevantes);

b)  avaliação do seu impacto;

c)  priorização dos temas;

d)  determinação das informações a serem divulgadas.

CoGEst

31/01/2024

Lançamento, no ICD, dos insumos dos indicadores de desempenho do PEI 2021-2026 e dos Planos Táticos 2021-2023

Res. TRE-SP nº 546/2021,

alterada pelas Res. TRE-SP nº 582/2022, Res. TRE-SP nº 605/2022, bem como Portaria TRE-SP 143/2021.

Todas as unidades

09/02/2024

1) Visão geral organizacional e ambiente externo:

Apresentar as informações que identificam o TRE/SP (missão e visão), a estrutura organizacional e de governança, o ambiente externo em que atua e o modelo de negócios.

Deve responder:

-     O que é a organização, o que faz e quais são as circunstâncias em que atua?

-     Qual o modelo de negócios da organização?

-     Como a organização determina os temas a serem incluídos no relatório integrado e como são quantificados ou avaliados?

Conteúdo

a.      Identificação da UPC e Declaração da sua missão e visão;

b.      Principais normas direcionadoras de sua atuação, com links de acesso;

c.  Estrutura organizacional e de governança a (conselhos ou comitês de governança, mecanismos de supervisão, liderança, estratégia e comunicação com partes interessadas, entre outros que visam à boa governança);

d.  Modelo de negócios, abrangendo insumos, atividades, produtos, impactos;

e.  Descrição dos principais processos de trabalho e produtos que contribuem para alcance dos resultados e para a geração de valor, apoiada, sempre que possível, em um diagrama de cadeia de valor;

f.  Informações sobre contratos de gestão firmados e de que forma são integrados no valor gerado pela organização;

g.  Relação com o ambiente externo e com os destinatários dos bens e serviços produzidos pela organização.

Forma recomendada

Máximo 5 páginas.

SEPLAN

 9/02/2024

2) Governança, estratégia e desempenho:

Apresentar informações sobre como o TRE/SP planeja o cumprimento da sua missão, abrangendo valor a ser gerado e beneficiários(as) a serem atendidos, com apresentação dos principais objetivos estratégicos estabelecidos, avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos, especialmente sobre poder decisório e articulação institucional. Apresentar os indicadores e as metas de desempenho definidos para o Exercício, sua vinculação aos objetivos estratégicos, à missão do TRE-SP, bem como os resultados alcançados no Exercício de referência em face dos objetivos estabelecidos e às prioridades da gestão

Conteúdo

a.      como a unidade planejou o cumprimento da sua missão;

b.      planejamento de recursos necessários para o alcance dos objetivos;

c.      principais programas, projetos e iniciativas, com demonstração dos recursos;

d.      avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos;

e.      mecanismos, ações e atividades implementadas e determinadas pela alta administração e pelas unidades de contexto da UPC para

garantir a legalidade, a economicidade, a eficiência, a eficácia e a legitimidade de atos, processos e procedimentos da organização;

f. manifestação das medidas adotadas em relação aos indicadores de governança e gestão.


Forma recomendada

- Máximo 5 páginas;

- Mapa estratégico;

- Figura da governança (v. Referencial Básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração, Versão 2, TCU, pág. 28);

- Infográfico para resultados do relacionamento com a sociedade.

SEPLAN

09/02/2024

 

3) Riscos, oportunidades e perspectivas.

Avaliação dos riscos que possam comprometer o atingimento dos objetivos estratégicos e dos controles implementados para mitigação desses riscos.

Conteúdo:

Deve abordar, ao menos:

a. quais são os principais riscos específicos identificados que podem afetar a capacidade de a UPC alcançar seus
objetivos e como a UPC lida
com essas questões;
b. quais são as principais
oportunidades identificadas
que podem aumentar a
capacidade de a UPC atingir
seus objetivos e as respectivas
ações para aproveitá-las;
c. as fontes específicas de
riscos e oportunidades, que
podem ser internas, externas
ou, normalmente, uma
combinação das duas;
d. avaliação, pela UPC, da
probabilidade de que o risco ou
a oportunidade ocorram e a
magnitude de seu efeito, caso
isso aconteça, levando em
consideração, inclusive, as
circunstâncias específicas que
levariam à ocorrência do risco
ou da oportunidade.

Forma recomendada
- Máximo 5 páginas;
- Explicação sobre tipos de
riscos: inserir tipos de risco da
Política de GR;
- Os principais riscos e
oportunidades devem ser
ilustrados mediante recursos
gráficos, como uma matriz de
riscos e oportunidades, bem
como associados às medidas
específicas tomadas para
minimizar ou gerenciar os
riscos e gerar valor a partir das oportunidades. Com fundamento nesse contexto de riscos e oportunidades, incluir
os desafios e as incertezas que
a UPC provavelmente
enfrentará ao perseguir seu planejamento estratégico (perspectiva) e as potenciais implicações para seu modelo de negócios e desempenho futuro.

 SEPLAN

09/02/2024

 

4) Resultados e desempenho da gestão

Demonstrar quais foram as metas e as realizações em relação à missão institucional e aos objetivos estratégicos finalísticos, bem como sintetizar as principais perspectivas para os próximos anos

Conteúdo

Cada objetivo estratégico

/cadeia de valor deve ser abordado em seção específica, abrangendo:

a.   Problema a ser tratado pelo objetivo estratégico/cadeia de valor;

b.   Visão geral sobre a cadeia de valor;

c.  Prioridades estabelecidas no Exercício para atingimento das metas relativas à cadeia de valor;

d.   Principais ações, projetos e programas da cadeia de valor, especificando relevância; valores aplicados, resultados e impactos;

e.  Riscos e outros fatores que influenciaram a cadeia de valor;

f. Principais resultados,
progresso em relação à meta
estabelecida e impacto
observado, com uso de
indicadores (indicadores de
desempenho quantificados e
alinhados aos objetivos
estratégicos);
g. Causas/impedimentos para
o alcance dos objetivos e
medidas tomadas para
enfrentamento (justificativas
para o resultado e
monitoramento de metas não alcançadas);
h. Desafios remanescentes e próximos passos.
[Incluir os desafios e incertezas
que a UPC provavelmente
enfrentará ao perseguir o seu planejamento estratégico
(perspectiva) e potenciais
implicações para o seu modelo
de negócios (ou cadeia de
valor) e desempenho futuro].
A discussão das potenciais
implicações, inclusive para o desempenho futuro,
normalmente inclui o ambiente externo, bem como riscos, com uma análise de como estes podem afetar a realização dos objetivos estratégicos.
Forma recomendada:
- Máximo 30 páginas;
- Diagrama simples e fluxo narrativo lógico com formato padrão para todas as cadeias de valor;
- Gráficos dos principais
indicadores, contendo as
metas e os resultados atingidos;
- Diagrama ou infográfico para resultados qualitativos;
- Quadro/infográfico com os principais desafios e incertezas.

 SEPLAN

 

09/02/2024

 

5) Estatísticas de atendimento aos cidadãos

Demonstrativo com dados de 01/01/2023 a 31/12/2023, incluindo-se as respostas nas redes sociais.

COUVEX SECOM

09/02/2024

6) Alocação de recursos: Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas
relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no
Exercício.
Apresentar declaração do titular de cada secretaria responsável, contendo:
a. objetivos estratégicos das áreas de gestão da UPC;
b. estratégia e metas de implementação dos objetivos;
c. principais ações realizadas, incluindo os contratos de serviços significativos e os
investimentos de capital. Quanto a estes, a avaliação do seu custo-benefício e o impacto
sobre os objetivos;
d. desafios e oportunidades;
e. conformidade com a legislação que rege a UPC;
f. confiabilidade das informações prestadas;
g. determinação da materialidade das informações
Forma recomendada:
- Declaração do gestor responsável - máximo 2 páginas, com foto e assinatura;
- Demonstração da eficiência e da conformidade legal das áreas relevantes da gestão
que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC: máximo 15 páginas e uso
intensivo de infográficos.

09/02/2024

6.1) Alocação de recursos - GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Conteúdo:
a. Perfil do gasto: evolução dos
últimos anos da execução
orçamentária da despesa por
função e/ou unidade
orçamentária (empenhada,
liquidada e paga);
detalhamento das despesas
por grupo e elemento de
despesa; execução
orçamentária dos principais
programas/projetos/ações;
b. Discussão do desempenho
atual em comparação com o
desempenho esperado/orçado,
com uma análise de tendências;
c. Explicações sobre variações
do resultado, com uma reflexão
justa e compreensível sobre o
desempenho financeiro,
consistente com as
demonstrações financeiras
subjacentes;
d. Principais metas não
alcançadas, principais desafios, ações e perspectivas para os próximos Exercícios.

SOF

09/02/2024

6.2) Alocação de recursos - GESTÃO DE PESSOAS

Conteúdo:

Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício.

a.     Conformidade legal: principais normas internas (com links de acesso) e mecanismos de controle adotados na gestão da folha de pagamentos e na gestão de pessoas.

b.     Avaliação da força de trabalho: distribuição por áreas e/ou subunidades ou unidades vinculadas; principais categorias.

c.     Estratégia de recrutamento e alocação de pessoas, situação de servidores(as) com condições de aposentadoria;

d.     Detalhamento da despesa de pessoal (ativo, inativo e pensionista), evolução dos últimos anos e justificativa para o aumento/a diminuição.

e.     Estratégia de valorização por desempenho e levantamento de necessidades de treinamento; estratégias para alavancar o desempenho e a eficiência, sistemas /ferramentas de apoio, trabalho remoto, valorização do ambiente e das condições de trabalho, etc.

f.     Principais metas não alcançadas, principais desafios, ações e perspectivas para os próximos Exercícios.

SGP

09/02/2024

6.3) Alocação de recursos - LICITAÇÃO E CONTRATOS

Conteúdo:
Demonstração da eficiência e
da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance
dos resultados da UPC no Exercício.
a. Conformidade legal:
principais normas internas
(com links de acesso) e
mecanismos de controle e
prevenção de irregularidades
ou falhas utilizados.
b. Resumo dos valores de contratações classificadas pelos principais tipos de
serviço ou bens, bem como com a indicação das áreas da
organização favorecidas com a
aquisição;
c. Contratações mais
relevantes, sua associação aos
objetivos estratégicos e
justificativas para essas
contratações;
d. Contratações diretas:
participação nos processos de
contratação, principais tipos e
justificativas para realização;
e. Principais metas não
alcançadas, principais
desafios, ações e perspectivas
para os próximos Exercícios.

SAM

09/02/2024

6.4) Alocação de recursos - GESTÃO

PATRIMONIAL E INFRAESTRUTURA

Conteúdo:
Demonstração da eficiência e
da conformidade legal de áreas
relevantes de gestão que
contribuíram para o alcance
dos resultados da UPC no
Exercício.
a. Conformidade legal:
principais normas internas
(com links de acesso) e
mecanismos de controle e
prevenção de falhas e
irregularidades.
b. Principais investimentos de
capital (infraestrutura e equipamentos), avaliação do
seu custo-benefício e impacto
sobre os objetivos estratégicos;
c. Desfazimento de ativos;
d. Locações de imóveis e
equipamentos;
e. Mudanças e
desmobilizações relevantes;
f. Principais desafios e ações
futuras.

SGS / SAM

09/02/2024

6.5) Alocação de recursos - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conteúdo:

Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício.

a.  Conformidade legal;

b.  Modelo de governança de TI;

c.  Montante de recursos aplicados em TI;

d.  Contratações mais relevantes de recursos de TI;

e.  Principais iniciativas (sistemas e projetos) e resultados na área de TI por cadeia de valor;

f.  Segurança da informação;

g.  Principais metas não alcançadas, principais desafios, ações e perspectivas para os próximos Exercícios.

STI

09/02/2024

 6.6) Alocação de recursos - GESTÃO DE CUSTOS

Conteúdo:

Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício.

a.  Conformidade legal (art. 50,

§3º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e Portaria STN 157, de 9 de

março de 2011);

b.  Estimativa de custos por área de atuação, demonstrando a distribuição dos recursos consumidos entre as áreas finalísticas e de
suporte;
c. Estimativa de custos por programa governamental, demonstrando em que medida eles se relacionam com o
alcance da missão institucional
da UPC e contribuem para ele;
d. Principais desafios e ações futuras para alocação mais eficiente de recursos e
melhoria da qualidade dos gastos públicos.

SOF

 

09/02/2024

 

6.7) Alocação de recursos - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Conteúdo:

a.  Critérios de sustentabilidade nas contratações e aquisições;

b.  Ações para redução do consumo de recursos naturais;

c.  Redução de resíduos poluentes.

SEPLAN (COAIS) SAM SGS

09/02/2024 

7) Informações orçamentárias, financeiras e contábeis
Evidenciação da situação e do
desempenho financeiro, orçamentário
e patrimonial da gestão no Exercício
por meio de demonstrações resumidas
de valores relevantes extraídos das
demonstrações financeiras e das notas explicativas. A evidenciação
deve contemplar as principais
unidades que compõem a UPC, de
forma individual e agrupada, de
acordo com a materialidade e a
relevância para os resultados do
conjunto.

Conteúdo:
a. resumo da situação
financeira contábil da UPC
(saldos das principais contas e
/ou grupos de contas,
resultados, receitas e
despesas) e da evolução no
Exercício de referência e em
comparação com o último
Exercício;
b. principais fatos contábeis,
contas ou grupos de contas,
saldos e ocorrências relativos à
atuação e à situação financeira
da UPC no Exercício;
c. avaliação dos custos
operacionais e resultados
financeiros e não financeiros
da UPC com base na evolução
da situação contábil refletida no
balanço, na demonstração de
resultados e nas notas
explicativas;
d. normas legais e técnicas
(com links de acesso) adotadas
nas atividades orçamentárias, financeiras e contábeis da UPC
e mecanismos adotados pela
alta administração e pelos
responsáveis pela
contabilidade para controle e
garantia da confiabilidade, da
regularidade e da completude e
abrangência dos lançamentos
e procedimentos contábeis da
organização;
e. informações acerca do setor
de contabilidade da UPC
(estrutura, composição,
competências,
responsabilidades, nomes,
cargos e período de atuação
dos responsáveis pela
contabilidade);
f. indicações de locais ou
endereços eletrônicos em que
balanços, demonstrações e
notas explicativas estão
publicadas e/ou podem ser
acessadas em sua íntegra.

 SOF

09/02/2024

8) Atendimento às deliberações exaradas em Acórdãos do TCU

Providências adotadas para atender às deliberações exaradas em Acórdãos do TCU, contemplando as determinações e recomendações atendidas e pendentes de cumprimento

SAM SGS SGP STI

09/02/2024

 

9) Fatos apurados ou em apuração relativos a danos ao erário, fraudes ou corrupção

Informações sobre a atuação e as principais constatações feitas pela instância ou área de correição, relatando os fatos apurados ou em apuração pelas comissões de inquérito em processos administrativos disciplinares com o intuito de apurar danos ao erário, fraudes ou corrupção.

 

CRE SGP

 09/02/2024

10) Mensagem do Diretor-Geral

Resumo da gestão e das atividades
desenvolvidas com relação aos
objetivos estratégicos e das alocações
de recursos, governança e resultados
alcançados

Conteúdo:

a.  principais ações realizadas;

b.  desafios e oportunidades;

c.  resultados obtidos;

d.  conformidade com a legislação que rege a UPC;

e. determinação da
materialidade das informações
Forma recomendada:
- Máximo 2 páginas;
- Infográfico com os principais
números do resultado da
gestão;
- Foto do Diretor-Geral.

 SECOM

22/02/2024

Reunião para tratar da aprovação das minutas dos relatórios das unidades.

Apresentação do material compilado pela SEPLAN.

CoGEst

26/02/2024

Envio do material revisado e aprovado à SECOM

Para editoração final e para elaboração da mensagem do dirigente máximo da unidade.

SEPLAN

26/02/2024

Envio do material revisado e aprovado à SAI

Para leitura e eventual manifestação em caso de divergência relevante nas demonstrações contábeis ou conforme informações obtidas na auditoria de contas (NBC TA 720).

SEPLAN

04/03/2024

11) Mensagem do dirigente máximo da unidade:

Apresentação, em forma de tabelas e gráficos, dos principais resultados alcançados, incluindo aqueles que indiquem o grau de alcance das metas fixadas nos planos da organização, considerando os objetivos estratégicos e de curto prazo, bem como as prioridades da gestão [UPC em números], que estão mais bem detalhados no corpo do relatório.

Conteúdo:

Deve conter o reconhecimento de sua responsabilidade por assegurar a integridade (fidedignidade, precisão e completude) do relatório de gestão.

Declaração de integridade do relato integrado e ao alinhamento do relatório de gestão à estrutura da Decisão Normativa TCU nº 198/2022 e quanto à integração das informações e quanto à aplicação do pensamento coletivo na preparação e na apresentação do relatório integrado.

Forma recomendada:

-  Máximo 2 páginas;

-  Infográfico com os principais números do resultado da gestão;

-  Foto e assinatura do dirigente máximo da unidade.

 

 

 

SECOM

18/03/2024

 

Reunião para aprovação pelo COGEST do Relatório de Gestão/2023

 

CoGEst

20/03/2024

Submeter o Relatório de Gestão/2023 consolidado para Diretoria-Geral e Presidência

CoGEst

25/03/2024

Encaminhar à SOF o Relatório de Gestão/2023 para publicação no sítio oficial do TRE-SP, em seção específica denominada "Transparência e prestação de contas"

Diretoria-Geral

26/03/2024

Data limite para publicar o Relatório de Gestão do Exercício de 2023 no sítio do TRE-SP

(Último dia útil do mês)

SOF

Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE-SP nº 219, de 27.11.2023, p. 3-16.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido