
Tribunal Regional Eleitoral - SP
Secretaria de Gestão da Informação e Documental
Coordenadoria De Gestão Da Informação
Seção de Legislação
PORTARIA Nº 336, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023.
O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e
CONSIDERANDO a Instrução Normativa nº 84, de 22/4/2020, e a Decisão Normativa nº 198, de 23/3/2022, ambas do Tribunal de Contas da União;
CONSIDERANDO as várias providências, com prazos legalmente fixados, que deverão ser tomadas em decorrência da instrução do Relatório de Gestão - Exercício 2023;
CONSIDERANDO a necessidade de coordenar as atividades das diferentes unidades da secretaria do Tribunal no atendimento aos prazos estabelecidos;
RESOLVE:
Art. 1º Estabelecer o cronograma de providências a cargo das diversas unidades do TRE-SP, constante do Anexo I, para instrução do Relatório de Gestão referente ao Exercício 2023.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
PAULO SÉRGIO BRANT DE CARVALHO GALIZIA
PRESIDENTE
Anexo I - Cronograma para elaboração do Relatório de Gestão - Exercício 2023
PRAZO MÁXIMO |
PROVIDÊNCIA |
DETALHAMENTO |
UNIDADE RESPONSÁVEL |
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04/12/2023 |
Indicação de temas relevantes |
Indicação de projetos, ações e iniciativas realizadas e concluídas pela área em 2023 e que possam ser consideradas relevantes para o alcance dos macrodesafios do PEI 2021-2026, bem como assuntos que afetam, de maneira significativa, a capacidade de o TRE-SP alcançar seus objetivos de geração de valor no curto, médio e longo prazos, para a definição da materialidade. |
Todas as unidades |
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11/12/2023 |
Reunião para determinação da materialidade das informações a serem inseridas no relato integrado a partir dos projetos, das ações e das iniciativas informadas pelas áreas |
Pontos que serão considerados: a) identificação de temas capazes de afetar a geração de valor (relevantes); b) avaliação do seu impacto; c) priorização dos temas; d) determinação das informações a serem divulgadas. |
CoGEst |
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31/01/2024 |
Lançamento, no ICD, dos insumos dos indicadores de desempenho do PEI 2021-2026 e dos Planos Táticos 2021-2023 |
Res. TRE-SP nº 546/2021, alterada pelas Res. TRE-SP nº 582/2022, Res. TRE-SP nº 605/2022, bem como Portaria TRE-SP 143/2021. |
Todas as unidades |
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09/02/2024 |
1) Visão geral organizacional e ambiente externo: Apresentar as informações que identificam o TRE/SP (missão e visão), a estrutura organizacional e de governança, o ambiente externo em que atua e o modelo de negócios. Deve responder: - O que é a organização, o que faz e quais são as circunstâncias em que atua? - Qual o modelo de negócios da organização? - Como a organização determina os temas a serem incluídos no relatório integrado e como são quantificados ou avaliados? |
Conteúdo a. Identificação da UPC e Declaração da sua missão e visão; b. Principais normas direcionadoras de sua atuação, com links de acesso; c. Estrutura organizacional e de governança a (conselhos ou comitês de governança, mecanismos de supervisão, liderança, estratégia e comunicação com partes interessadas, entre outros que visam à boa governança); d. Modelo de negócios, abrangendo insumos, atividades, produtos, impactos; e. Descrição dos principais processos de trabalho e produtos que contribuem para alcance dos resultados e para a geração de valor, apoiada, sempre que possível, em um diagrama de cadeia de valor; f. Informações sobre contratos de gestão firmados e de que forma são integrados no valor gerado pela organização; g. Relação com o ambiente externo e com os destinatários dos bens e serviços produzidos pela organização. Forma recomendada Máximo 5 páginas. |
SEPLAN |
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9/02/2024 |
2) Governança, estratégia e desempenho: Apresentar informações sobre como o TRE/SP planeja o cumprimento da sua missão, abrangendo valor a ser gerado e beneficiários(as) a serem atendidos, com apresentação dos principais objetivos estratégicos estabelecidos, avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos, especialmente sobre poder decisório e articulação institucional. Apresentar os indicadores e as metas de desempenho definidos para o Exercício, sua vinculação aos objetivos estratégicos, à missão do TRE-SP, bem como os resultados alcançados no Exercício de referência em face dos objetivos estabelecidos e às prioridades da gestão |
Conteúdo a. como a unidade planejou o cumprimento da sua missão; b. planejamento de recursos necessários para o alcance dos objetivos; c. principais programas, projetos e iniciativas, com demonstração dos recursos; d. avaliação sobre como a estrutura de governança apoia o cumprimento dos objetivos estratégicos; e. mecanismos, ações e atividades implementadas e determinadas pela alta administração e pelas unidades de contexto da UPC para garantir a legalidade, a economicidade, a eficiência, a eficácia e a legitimidade de atos, processos e procedimentos da organização; f. manifestação das medidas adotadas em relação aos indicadores de governança e gestão.
- Máximo 5 páginas; - Mapa estratégico; - Figura da governança (v. Referencial Básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração, Versão 2, TCU, pág. 28); - Infográfico para resultados do relacionamento com a sociedade. |
SEPLAN |
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09/02/2024 |
3) Riscos, oportunidades e perspectivas. Avaliação dos riscos que possam comprometer o atingimento dos objetivos estratégicos e dos controles implementados para mitigação desses riscos. |
Conteúdo: Deve abordar, ao menos: a. quais são os principais riscos específicos identificados que podem afetar a capacidade de a UPC alcançar seus Forma recomendada |
SEPLAN |
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09/02/2024 |
4) Resultados e desempenho da gestão Demonstrar quais foram as metas e as realizações em relação à missão institucional e aos objetivos estratégicos finalísticos, bem como sintetizar as principais perspectivas para os próximos anos |
Conteúdo Cada objetivo estratégico /cadeia de valor deve ser abordado em seção específica, abrangendo: a. Problema a ser tratado pelo objetivo estratégico/cadeia de valor; b. Visão geral sobre a cadeia de valor; c. Prioridades estabelecidas no Exercício para atingimento das metas relativas à cadeia de valor; d. Principais ações, projetos e programas da cadeia de valor, especificando relevância; valores aplicados, resultados e impactos; e. Riscos e outros fatores que influenciaram a cadeia de valor; f. Principais resultados, |
SEPLAN |
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09/02/2024 |
5) Estatísticas de atendimento aos cidadãos |
Demonstrativo com dados de 01/01/2023 a 31/12/2023, incluindo-se as respostas nas redes sociais. |
COUVEX SECOM |
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09/02/2024 |
6) Alocação de recursos: Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas |
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09/02/2024 |
6.1) Alocação de recursos - GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA |
Conteúdo: |
SOF |
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09/02/2024 |
6.2) Alocação de recursos - GESTÃO DE PESSOAS |
Conteúdo: Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício. a. Conformidade legal: principais normas internas (com links de acesso) e mecanismos de controle adotados na gestão da folha de pagamentos e na gestão de pessoas. b. Avaliação da força de trabalho: distribuição por áreas e/ou subunidades ou unidades vinculadas; principais categorias. c. Estratégia de recrutamento e alocação de pessoas, situação de servidores(as) com condições de aposentadoria; d. Detalhamento da despesa de pessoal (ativo, inativo e pensionista), evolução dos últimos anos e justificativa para o aumento/a diminuição. e. Estratégia de valorização por desempenho e levantamento de necessidades de treinamento; estratégias para alavancar o desempenho e a eficiência, sistemas /ferramentas de apoio, trabalho remoto, valorização do ambiente e das condições de trabalho, etc. f. Principais metas não alcançadas, principais desafios, ações e perspectivas para os próximos Exercícios. |
SGP |
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09/02/2024 |
6.3) Alocação de recursos - LICITAÇÃO E CONTRATOS |
Conteúdo: |
SAM |
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09/02/2024 |
6.4) Alocação de recursos - GESTÃO PATRIMONIAL E INFRAESTRUTURA |
Conteúdo: |
SGS / SAM |
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09/02/2024 |
6.5) Alocação de recursos - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO |
Conteúdo: Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício. a. Conformidade legal; b. Modelo de governança de TI; c. Montante de recursos aplicados em TI; d. Contratações mais relevantes de recursos de TI; e. Principais iniciativas (sistemas e projetos) e resultados na área de TI por cadeia de valor; f. Segurança da informação; g. Principais metas não alcançadas, principais desafios, ações e perspectivas para os próximos Exercícios. |
STI |
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09/02/2024 |
6.6) Alocação de recursos - GESTÃO DE CUSTOS |
Conteúdo: Demonstração da eficiência e da conformidade legal de áreas relevantes de gestão que contribuíram para o alcance dos resultados da UPC no Exercício. a. Conformidade legal (art. 50, §3º da Lei Complementar 101, de 4 de maio de 2000, e Portaria STN 157, de 9 de março de 2011); b. Estimativa de custos por área de atuação, demonstrando a distribuição dos recursos consumidos entre as áreas finalísticas e de |
SOF |
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09/02/2024 |
6.7) Alocação de recursos - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL |
Conteúdo: a. Critérios de sustentabilidade nas contratações e aquisições; b. Ações para redução do consumo de recursos naturais; c. Redução de resíduos poluentes. |
SEPLAN (COAIS) SAM SGS |
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09/02/2024 |
7) Informações orçamentárias, financeiras e contábeis |
Conteúdo: |
SOF |
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09/02/2024 |
8) Atendimento às deliberações exaradas em Acórdãos do TCU |
Providências adotadas para atender às deliberações exaradas em Acórdãos do TCU, contemplando as determinações e recomendações atendidas e pendentes de cumprimento |
SAM SGS SGP STI |
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09/02/2024 |
9) Fatos apurados ou em apuração relativos a danos ao erário, fraudes ou corrupção |
Informações sobre a atuação e as principais constatações feitas pela instância ou área de correição, relatando os fatos apurados ou em apuração pelas comissões de inquérito em processos administrativos disciplinares com o intuito de apurar danos ao erário, fraudes ou corrupção. |
CRE SGP |
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09/02/2024 |
10) Mensagem do Diretor-Geral Resumo da gestão e das atividades |
Conteúdo: a. principais ações realizadas; b. desafios e oportunidades; c. resultados obtidos; d. conformidade com a legislação que rege a UPC; e. determinação da |
SECOM |
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22/02/2024 |
Reunião para tratar da aprovação das minutas dos relatórios das unidades. |
Apresentação do material compilado pela SEPLAN. |
CoGEst |
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26/02/2024 |
Envio do material revisado e aprovado à SECOM |
Para editoração final e para elaboração da mensagem do dirigente máximo da unidade. |
SEPLAN |
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26/02/2024 |
Envio do material revisado e aprovado à SAI |
Para leitura e eventual manifestação em caso de divergência relevante nas demonstrações contábeis ou conforme informações obtidas na auditoria de contas (NBC TA 720). |
SEPLAN |
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04/03/2024 |
11) Mensagem do dirigente máximo da unidade: Apresentação, em forma de tabelas e gráficos, dos principais resultados alcançados, incluindo aqueles que indiquem o grau de alcance das metas fixadas nos planos da organização, considerando os objetivos estratégicos e de curto prazo, bem como as prioridades da gestão [UPC em números], que estão mais bem detalhados no corpo do relatório. |
Conteúdo: Deve conter o reconhecimento de sua responsabilidade por assegurar a integridade (fidedignidade, precisão e completude) do relatório de gestão. Declaração de integridade do relato integrado e ao alinhamento do relatório de gestão à estrutura da Decisão Normativa TCU nº 198/2022 e quanto à integração das informações e quanto à aplicação do pensamento coletivo na preparação e na apresentação do relatório integrado. Forma recomendada: - Máximo 2 páginas; - Infográfico com os principais números do resultado da gestão; - Foto e assinatura do dirigente máximo da unidade. |
SECOM |
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18/03/2024 |
Reunião para aprovação pelo COGEST do Relatório de Gestão/2023 |
CoGEst |
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20/03/2024 |
Submeter o Relatório de Gestão/2023 consolidado para Diretoria-Geral e Presidência |
CoGEst |
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25/03/2024 |
Encaminhar à SOF o Relatório de Gestão/2023 para publicação no sítio oficial do TRE-SP, em seção específica denominada "Transparência e prestação de contas" |
Diretoria-Geral |
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26/03/2024 |
Data limite para publicar o Relatório de Gestão do Exercício de 2023 no sítio do TRE-SP |
(Último dia útil do mês) |
SOF |
Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE-SP nº 219, de 27.11.2023, p. 3-16.