Semana do Meio Ambiente
Iniciada em 2018, a Semana do Meio Ambiente é promovida anulamente com foco na capacitação do corpo funcional do TRE-SP, com cursos disponibilizados em plataforma própria, palestras sobre temas ligados diretamente à sustentabilidade, oficina de práticas sustentáveis, divulgação de boas práticas, campanhas de conscientização e campanhas para arrecadação de roupas, alimentos, produtos de higiene, doação de sangue, entre outros
O Selo Boas Práticas de Sustentabilidade foi criado no início de 2023 e teve como objetivo reconhecer as melhores práticas relativas à sustentabilidade, realizadas pelos cartórios eleitorais no ano de 2022 e, assim, incentivar e promover a melhoria contínua dos processos e atividades eleitorais.
Os cartórios eleitorais enviaram seus projetos, que foram inicialmente avaliados pela Seção de Gestão da Sustentabilidade e, após, pela Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições e pelo COGEST – Comitê Gestor da Estratégia.
Foram mensurados impactos na sociedade, integração entre cartórios, replicabilidade da ação, servidores(as) envolvidos(as), pessoas envolvidas e foram atribuídas notas para cada vertente analisada.
Em 2023, foram inscritos 13 projetos e premiados os 5 primeiros, enquanto que em 2024 foram inscritas 134 iniciativas e premiadas as 10 primeiras. A criação dessa premiação é uma forma de incentivar os cartórios eleitorais a traçar novas perspectivas na seara da sustentabilidade.
Em maio de 2024, o “Selo Boas Práticas de Sustentabilidade”, foi premiado com o 3º lugar na categoria Sustentabilidade do I Prêmio de Inovação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A iniciativa reconhece e homenageia as melhores práticas sustentáveis realizadas pelos cartórios eleitorais do estado, incentivando o aperfeiçoamento dos processos e das atividades. Além de ser inovadora essa iniciativa possui ampla possibilidade de replicação em outros órgãos (Divulgação do resultado do I Prêmio de Inovação do TSE).
Ação que tem por finalidade ampliar a arrecadação de doações às pessoas mais necessitadas, bem como promover a conscientização ambiental, a capacitação de servidoras e servidores na temática da sustentabilidade.
Este evento foi idealizado na forma de gincana, com a proposta de que servidoras e servidores formem equipes cujos membros poderão contribuir mediante doações e realização de diversas atividades, tais como doação de sangue, envio para reciclagem e correta destinação ambiental dos resíduos gerados no ambiente de trabalho, mediante a atribuição de pontuações de modo a aferir a equipe vencedora.
Sua realização está alinhada com o compromisso do Poder Judiciário para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como com o Macrodesafio Promoção da Sustentabilidade, estabelecido no Plano Estratégico Institucional 2021-2026 (Resolução TRE/SP n. 546/2021), sendo que o reconhecimento como Tribunal sustentável integra a visão de futuro deste Regional.
Destinação dos bens arrecadados:
- As doações de roupas, água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza são enviadas par a Cruz vermelha, que faz a destinação para as pessoas necessitadas;
- As tampinhas plásticas e os lacres metálicos são doados para instituições que cuidam de crianças com câncer, por intermédio da ONG Tampinhas que Curam;
- Os eletroeletrônicos são enviados para cooperativa sem fins lucrativos, para reciclagem e correta destinação ambiental;
- Os medicamentos descartados são entregues à Coordenadoria de Atenção à Saúde deste Tribunal, que providencia o descarte correto desses itens
Entre os anos de 2023 e 2024, esta ação já arrecadou mais de 1 tonelada de doações.