Eleições Sustentáveis 2024

A Justiça Eleitoral de São Paulo, com o objetivo de promover a destinação adequada dos resíduos de propaganda eleitoral, elaborou a campanha “Eleições Sustentáveis 2024”. Os partidos políticos, federações de partidos, coligações, diretórios, candidatas e candidatos podem encaminhar as sobras de propaganda eleitoral, bem como os demais recicláveis gerados pela campanha, tais como papéis, plásticos, lonas, metais, vidros, entre outros, para a correta destinação ambiental, prioritariamente para cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

 

A Justiça Eleitoral realiza a mensuração da quantidade de materiais enviados para reciclagem nas eleições. Assim, após o término do período eleitoral, solicitamos que os partidos políticos, diretórios, candidatos e candidatas informem o quantitativo de materiais descartados de forma ambientalmente correta no seguinte link:  https://apps.tre-sp.jus.br/eleicoes/eleicoesSustentaveis2024

 

Os materiais de propaganda eleitoral instalados de maneira irregular nas vias públicas e recolhidos pela Justiça Eleitoral serão destinados à reciclagem, desde que não sejam necessários para prova em algum processo judicial.

 

As dúvidas sobre a campanha podem ser enviadas para a Seção de Gestão da Sustentabilidade do TRE-SP (sesust@tre-sp.jus.br).

Com o objetivo de auxiliar as candidatas, os candidatos, os partidos, os diretórios, as coligações e as federações, o TRE-SP elaborou um folder explicativo com os principais materiais recicláveis e não recicláveis, bem como com informações sobre a campanha. Acesse o folder aqui.

Para contribuir com a correta destinação ambiental dos resíduos recicláveis, o TRE-SP elaborou planilha com informações sobre mais de 600 cooperativas, associações e empresas de reciclagem no estado de São Paulo. Na planilha também há indicação se o município possui coleta seletiva e catadores individuais.

 

As entidades indicadas na tabela são apenas exemplificativas, sendo que os partidos políticos, federações de partidos, diretórios, coligações, candidatas e candidatos podem fazer a correta destinação ambiental das suas sobras de campanha e demais recicláveis para qualquer instituição ou empresa.