EJEP realiza o Seminário Eleições 2024 – Questões sobre Propaganda Eleitoral

Na manhã do dia 30 de agosto, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) promoveu o Seminário "Eleições 2024 – Questões sobre propaganda eleitoral". O evento híbrido foi realizado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e transmitido via Zoom, contando com um total de 466 inscritos: 70 magistrados, 315 servidores da Justiça Eleitoral, e 81 advogados, estudantes e servidores de outros órgãos (público externo).

A abertura foi realizada pelo Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral do TRE-SP, Desembargador José Antonio Encinas Manfré, que ressaltou a relevância da discussão da propaganda eleitoral em tempos de grandes avanços tecnológicos. Em seguida, o Desembargador Gilson Delgado Miranda, diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), expressou sua satisfação com a parceria entre a EPM e a EJEP e enfatizou a importância dos debates sobre propaganda eleitoral e desinformação.

O primeiro painel, mediado pelo Dr. Richard Pae Kim, coordenador pedagógico do Curso de Pós-Graduação da EJEP, abordou o tema "Propaganda eleitoral na internet e condutas vedadas". A exposição foi feita pelo Dr. Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que foi ministro do TSE no período de 2014 a 2021, e teve como debatedora a Dra. Paula Bernardelli, advogada da área eleitoral.

No segundo painel, focado no tema da desinformação, o ministro do TSE Floriano de Azevedo Marques compartilhou seu amplo conhecimento. Como debatedor, participou o Desembargador Maurício Fiorito, que atuou na Corte do TRE-SP até 2023, e foi mediado pela Dra. Fernanda Colombini, Juíza Assessora da Presidência e Diretora-Executiva da EJEP.

O evento foi encerrado pelo Presidente do TRE-SP e Diretor da EJEP, Desembargador Silmar Fernandes, que destacou os desafios do enfrentamento à desinformação e agradeceu a presença dos palestrantes. Ao final, os participantes elogiaram as apresentações e os debates realizados ao longo do seminário.