EJEP realiza ação de cidadania em centro de acolhida a pessoas idosas
Na última sexta-feira, dia 18/10, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista realizou ação de cidadania do Programa "A Justiça Eleitoral vai até você - voto 60+", voltada ao público idoso, no Centro de Acolhida Morada São João. O local abriga 210 pessoas idosas, e cerca de 50 delas participaram do evento.
O projeto foi idealizado com o intuito de estimular a participação mais ativa dessas pessoas no processo eleitoral por meio do voto, inclusive aquelas para quem o voto tornou-se facultativo (faixa etária acima dos 70 anos).
Além disso, diversas questões sobre título de eleitor, regularização da situação eleitoral, justificativa de ausência às urnas, entre outras, foram esclarecidas às pessoas participantes, que foram incentivadas a buscar mais informações no site do TRE-SP, com eventual auxílio do corpo funcional do centro, ou nos cartórios eleitorais mais próximos.
A coordenadora da EJEP, Vanessa Nigres Diniz, com o apoio da servidora Nísia Pudwell, chefe da Seção de Publicações e Pesquisas, apresentou breve palestra sobre os temas, abordando também a importância de combater a desinformação e de checar a veracidade das notícias que são constantemente divulgadas.
O grupo participou, ainda, de dinâmica com as urnas eletrônicas em modo de treinamento, quando foram tiradas dúvidas sobre o equipamento e sobre o a votação eletrîonica.
Abaixo, alguns comentários sobre a ação realizada:
André de Moraes Silva, gerente de serviços do centro de acolhida: “A gente percebeu que eles prestaram muita atenção. Eles tinham muitas dúvidas sobre o tema e [o evento] caiu como uma luva para nós. A gente ficou muito feliz com a intervenção.”
Almira da Silva, moradora do centro de acolhida: “O nosso voto é muito importante”.