EJEP realiza ação de cidadania direcionada ao público 60+

Em ação de cidadania promovida pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, realizada no dia 25/9/2024 no Polo Cultural da Terceira Idade, estiveram presentes 23 participantes de faixa etária acima dos 60 anos, com a maioria acima dos 70 anos de idade. O evento contou, também, com a participação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade frequentadores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA),  totalizando mais de 70 pessoas na ação.

Por diversos fatores sociais, muitas vezes as pessoas idosas sentem-se desmotivadas com relação ao exercício da cidadania e/ou são atingidas pelos efeitos de informações falsas/fake news. Nesse contexto, foi idealizada ação para esse público específico como um convite à reflexão sobre a importância da participação no processo eleitoral do público cujo voto é facultativo.  

A ação começou com uma conversa, mediada pela Coordenadora da EJEP, Vanessa Nigres Diniz, sobre temas como o valor do voto daqueles que não são mais obrigados a votar e sobre as características da desinformação. Nesse momento, foi apresentado o canal oficial da Justiça Eleitoral, "Fato ou Boato", inclusive com uma demonstração, para aqueles que eventualmente tivessem dificuldade, de como acessá-lo por meio de QRcode.

Também foram trazidas informações e comparações entre as urnas de lona, usadas antigamente, e as urnas eletrônicas. Na oportunidade, a palestrante, juntamente com a servidora Nísia Pudwell, trouxeram exemplos de problemas e fraudes que aconteciam à época da utilização de cédulas de papel.

Durante a dinâmica com as urnas eletrônicas em módulo de treinamento, as e os participantes puderam simular uma votação, com candidatos fictícios, e tirar dúvidas sobre o processo eletrônico de votação. Puderam, também, compartilhar experiências prévias com o processo eleitoral, sendo aquela, em especial para parcela do grupo do CIEJA, o primeiro contato com o equipamento.
Por fim, foram realizadas a apuração e a demonstração dos boletins de urna da votação de treinamento, e divulgadas as redes sociais da Justiça Eleitoral para acompanhamento pelos interessados.
As ações de cidadania do Programa "A Justiça Eleitoral vai até você!" têm por objetivo incentivar a participação cidadã de diferentes públicos, abordando temas como o exercício do voto, participação política e o processo eletrônico de votação, em linguagem adequada de modo a sensibilizar e conscientizar, visando ao fortalecimento da democracia.