EJEP lança 13ª Edição da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (REDESP) dedicada ao Direito Eleitoral Comparado
A Escola Judiciária Eleitoral Paulista encerra o ano de 2023 com o lançamento da 13ª edição da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (REDESP), desta vez, com um enfoque especial no Direito Eleitoral Comparado e que, diferente das edições anteriores, será apresentada também na versão impressa.
Com um total de 13 artigos, elaborados por 20 autores e coautores, entre professores, advogados, servidores e juízes eleitorais, esta edição se destaca pela exploração das diversas vertentes do Direito Eleitoral em sua dimensão internacional.
Os temas abordados no periódico abrangem análises de estruturas normativas em países como Portugal, Alemanha e Califórnia, estudos detalhados sobre financiamento político nos Estados Unidos e na América Latina, além do estudo do comportamento dos sistemas jurídico-eleitorais diante dos desafios da corrupção.
A questão de gênero sob o ponto de vista comparado também foi objeto de discussão, assim como reflexões sobre propaganda eleitoral digital, candidaturas independentes, missões de observação eleitoral e uma análise aprofundada da tecnologia aplicada ao processo eleitoral na perspectiva argentina.
O objetivo primordial da REDESP é estimular a produção de estudos sobre o Direito Eleitoral, visando o aperfeiçoamento contínuo das estruturas e práticas eleitorais a partir das reflexões suscitadas nos artigos.
O evento de lançamento contou com a presença de alunos e ex-alunos da pós-graduação, autores e coautores. Durante o evento, o editor-chefe da revista, Dr. Richard Pae Kim, ressaltou que, além de abordar uma temática específica, esta edição do periódico presta uma homenagem ao Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, Presidente do TRE, destacando a trajetória e contribuição significativa do desembargador para a Justiça Eleitoral em seu discurso.
Acesse a versão eletrônica da REDESP aqui.