A educação para a cidadania no Colégio Mackenzie
O mês de agosto deste ano foi de muita movimentação no Colégio Presbiteriano Mackenzie. A escola participou de mais uma ação do programa “A Justiça Eleitoral vai até você”!, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP). A ação tem como objetivo apresentar o funcionamento da Justiça Eleitoral aos estudantes, por intermédio de vários tipos de atividades. Uma delas é o aproveitamento da eleição para o grêmio estudantil como modo de enfatizar as práticas democráticas, tais como debates e votação nas urnas eletrônicas.
Inicialmente, os participantes se dividiram em chapas e criaram suas propostas para o grêmio estudantil do Colégio. Em seguida, fizeram campanha e os colegas participaram de um debate no auditório “Rui Barbosa” onde, com grande interesse da plateia, puderam aprofundar suas ideias e projetos.
Em outra etapa da ação, realizada no dia 21/08, o TRE-SP recepcionou numa visita monitorada, coordenada pela equipe da EJEP, os candidatos ao grêmio e os mesários escolhidos dentre os estudantes do Colégio. Os estudantes foram recebidos pelo Presidente do TRE-SP, Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galízia epelo Corregedor, Desembargador Silmar Fernandes. Além disso, a Seção de Urnas Eletrônicas (SEUE) realizou o treinamento dos mesários. Em paralelo, os candidatos participaram de um bate-papo com a Coordenadora da EJEP, Vanessa Nigres Diniz, no qual elencaram os desafios e aprendizados que tiveram durante o processo eleitoral (prévias, campanha e debate).
As eleições ocorreram no Colégio Presbiteriano Mackenzie, no dia 24/08. Ao todo, nove chapas concorreram à eleição, que contou com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-SP. Durante a ação, 21 estudantes atuaram como mesários e fiscais, inclusive com a participação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Finalizada a votação, a apuração dos votos consagrou como vencedora, com 26,43% dos votos, a chapa 74, “Partido É Nóis”, representada por Jamile Arman Sabbag.
O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes, diplomou, nesta terça (29), a chapa “É Nóis”. Na mesma cerimônia, foi realizada entrega dos certificados de participação dos candidatos e mesários.