CEU EMEF Maria Clara Machado recebe ação de educação para a cidadania promovida pela EJEP
É importante que o jovem não se afaste da política”. Assim o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, iniciou a cerimônia de diplomação de mais uma edição do Programa “A Justiça Eleitoral vai até você” na CEU EMEF Maria Clara Machado, realizado pela EJEP (Escola Judiciária Eleitoral Paulista).
A ação, cujo modelo já impactou milhares de jovens na cidade de São Paulo, ocorreu no dia 27/06/2023, com a participação de 384 estudantes do 5º ao 9º ano, de idades entre 11 e 14 anos. O principal objetivo é demonstrar aos jovens a importância de ter conhecimento sobre os próprios direitos, construção da democracia, como funcionam as eleições e a segurança do processo eletrônico de votação.
Durante as semanas que antecedem o evento, professoras e professores abordam em sala os assuntos mencionados, convidando os estudantes a fixarem os conteúdos, aumentando a efetividade do processo eleitoral educativo a ser realizado. Para tanto, a EJEP disponibiliza um Cronograma Educacional, acompanhado de material de apresentação e roteiro elaborado pela EJEP, com sugestões de abordagens dos conceitos e outros recursos multimídia, a exemplo do e-book do Jovem Eleitor, jogos e Simulador de votação do TSE. Na véspera da ação, os 23 alunas e alunos que se voluntariaram como mesários receberam treinamento pela equipe do cartório da 352ª Zona Eleitoral - São Paulo - Itaim Paulista.
Os estudantes-mesários foram peça fundamental para o bom funcionamento e organização dos participantes durante todo o evento, desde acompanhar a montagem das seções até auxiliar com a formação das filas à medida que as turmas compareciam para a votação.
O Presidente do TRE-SP elogiou a atuação dos estudantes no processo eleitoral educativo, inclusive quanto à escolha dos nomes das duas chapas que concorreram aos cargos: “Poder Jovem” e “Geração Consciente”, esta última declarada vencedora, com 158 votos. A chapa "Poder Jovem” obteve 147 votos, e presidente e vice receberam certificados de participação, bem como foram incentivados a permanecerem envolvidos nas questões do grêmio da escola.
Na cerimônia de diplomação dos vencedores, o des. Paulo Galizia ressaltou o privilégio que a instituição de ensino teve ao acolher o Programa. Já o Juiz Eleitoral da 352ª Zona Eleitoral, dr. Paulo Guilherme Amaral Toledo, destacou a necessidade da participação de todos os estudantes no processo eleitoral, para que os estudantes se tornem vozes contra a desinformação.
O evento contou com a participação da Coordenadora Pedagógica, sra. Márcia Teixeira Roque Vieira, o professor responsável pela ação, sr. Gerson Silva Júnior, e o Diretor, Sr. Cláudio Rodrigues, que, na oportunidade, elogiou todo o corpo docente da escola e o engajamento dos estudantes, e agradeceu o apoio e a presença da equipe do TRE-SP.