É mentira que Boulos ultrapassou Marçal no mesmo horário em que Dilma e Lula superaram seus adversários

É mentira que, durante a apuração dos votos para prefeito de São Paulo no 1º turno das Eleições 2024, o candidato Guilherme Boulos ultrapassou o candidato Pablo Marçal às 18h45, mesmo horário em que Dilma Roussef teria passado à frente de Aécio Neves em 2014 e que Lula teria superado Bolsonaro em 2022.

Circula nas redes sociais um post com o texto: “Boulos ultrapassa Marçal 18:45. Dilma ultrapassa Aécio as 18:45. Lula ultrapassa Bolsonaro às 18:45. Tudo ‘coincidências’” [SIC].

Nas eleições municipais de 2024, Boulos ultrapassou Marçal às 18h40. Já nas eleições gerais de 2014, a inversão da votação dos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves ocorreu às 19h32 e não às 18h45 como veiculado no conteúdo mencionado. Essa fake news já circulou em outros anos e, em 2021, o portal Fato ou Boato, do TSE, publicou uma checagem em que consta a tabela oficial com os resultados da totalização dos votos do segundo turno das Eleições 2014 minuto a minuto.

Já em 2022, de acordo com verificação do portal Fato ou Fake, parceiro da Justiça Eleitoral no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, Lula superou Bolsonaro às 20h02 no primeiro turno e às 18h44 no segundo.

Vale ressaltar que o resultado de cada eleição pode ser conhecido pelas eleitoras e pelos eleitores logo que o processo de votação é encerrado, com a emissão do Boletim de Urna (BU), impresso pela urna eletrônica em cinco vias. Uma delas fica afixada na porta da seção eleitoral para conferência de qualquer pessoa interessada. Esse mesmo documento também é divulgado publicamente na página Resultados do TSE.

Portanto, os resultados divulgados pelo TSE representam apenas o processo de totalização dos votos que já foram apurados nas urnas eletrônicas e tornados públicos por meio dos BUs, logo após o término da votação. Assim, quaisquer análises, deduções ou afirmações sobre o padrão da divulgação dos resultados são totalmente irrelevantes para o resultado final das eleições.