Cidades paulistas que terão 2º turno
O eleitorado de 18 cidades de São Paulo decidiu que será necessária uma nova etapa de votação para definir quem comandará a sua prefeitura a partir de 2025. Nas eleições deste ano, dos 645 municípios do estado, havia possibilidade de segundo turno em 30.
Além da capital, as cidades em que haverá segundo turno são Guarulhos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Diadema, Jundiaí, Mauá, Piracicaba, Barueri, Franca, Taubaté, Guarujá, Limeira, Taboão da Serra e Sumaré.
Em Campinas, Osasco, Santo André, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Carapicuíba, Bauru, São Vicente, Praia Grande, Itaquaquecetuba, Suzano e Embu das Artes a eleição foi definida no primeiro turno.
De acordo com a Constituição Federal, nas cidades com mais de 200 mil eleitores e eleitoras é realizado um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato ou candidata à prefeitura alcança a maioria absoluta dos votos. A nova votação é realizada no último domingo de outubro — neste ano, será no dia 27 de outubro.
A maioria absoluta é atingida quando a votação obtida é equivalente a pelo menos a metade dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos) mais um. Essa medida visa dar maior representatividade a quem se elege.