São Paulo tem 86% do eleitorado com identificação biométrica; saiba como fazer a coleta das digitais

Cadastro é realizado no atendimento presencial para quem vai tirar o 1º título ou precisa fazer revisão de dados ou transferência de domicílio, mas não tem a biometria coletada

Coleta da biometria

Mais de 29,6 milhões de eleitoras e eleitores já têm a biometria coletada em São Paulo, o que corresponde a 86% do total de votantes do estado (34,4 milhões). A coleta biométrica é realizada durante o atendimento presencial para aquelas pessoas que vão tirar o título pela primeira vez ou necessitam de outros serviços, como atualização de dados e transferência de domicílio eleitoral, e ainda não têm as digitais inseridas no sistema eletrônico de votação. Quem precisa cadastrar a biometria nos cartórios e demais postos do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) deve fazer agendamento prévio na internet antes de se dirigir a uma das unidades.

No estado, os cartórios funcionam de segunda a sexta, das 11h às 17h, para atendimento ao público. Ao fazer o agendamento prévio, a pessoa pode escolher a zona eleitoral mais próxima de sua residência. Desde a reabertura do cadastro eleitoral, em 5 de novembro do ano passado, a Justiça Eleitoral paulista já fez mais de 430 mil atendimentos, sendo mais de 100 mil deles para a operação de alistamento (emissão do 1º título). Somente de janeiro até o fim do mês passado, foram contabilizadas cerca de 40 mil solicitações do documento, mais de 32 mil feitas por jovens de 15 a 17 anos — 80% do total.

Os jovens podem tirar o título a partir dos 15 anos, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, ao completarem 16 anos até o dia da eleição. Nesses casos de primeira emissão de título, a pessoa deve buscar o atendimento presencial, devido à necessidade de coleta da biometria. A identificação biométrica começou a ser realizada pela Justiça Eleitoral em 2008 para tornar o processo eleitoral ainda mais seguro, ao evitar que uma pessoa vote no lugar de outra. A adoção da biometria também é uma iniciativa para reduzir a intervenção humana no processo de votação.

Projeto Bioex

No ano passado, além da coleta feita nos atendimentos presenciais nos cartórios, o TRE-SP aproveitou dados biométricos de cerca de 2,5 milhões de votantes. As digitais foram fornecidas à Justiça Eleitoral por meio de um acordo de cooperação com outros órgãos públicos e captadas no momento em que a impressão digital foi utilizada com sucesso pela pessoa para liberar a urna para a votação.

O Projeto de Importação de Biometrias de Órgãos Externos (Bioex) foi implementado por meio de acordos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com órgãos públicos de identificação, como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) de São Paulo, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), antigo Denatran, entre outros. O compartilhamento das informações segue os requisitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Quem já tem o título e a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral (consulte a sua situação, clicando na opção 7) pode solicitar serviços sem necessidade de comparecimento ao cartório. Basta acessar a página de Autoatendimento Eleitoral ou aplicativo e-Título. É possível requerer transferência de domicílio e revisão de dados, consultar a situação eleitoral, pagar multas e emitir certidões. Dúvidas sobre o atendimento ainda podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento ao Eleitor, pelo número 148.

Saiba mais sobre a biometria.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido