Representantes do TRE-SP participam de encontro das escolas judiciárias eleitorais em Maceió
O XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) debateu os desafios, boas práticas e inovações na educação eleitoral

Representantes da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participaram do XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), em Maceió. O evento, que terminou nesta sexta (28), reuniu magistrados, coordenadores e servidores de escolas eleitorais de todo o país para debater desafios, boas práticas e inovações na educação eleitoral. O encontro foi organizado pelo TRE de Alagoas.
A abertura da 23ª edição do Codeje ocorreu na quarta (26) e contou com a presença da coordenadora da Ejep São Paulo, Vanessa Nigres Diniz e da secretária da Presidência do TRE-SP, Denise Lira de Campos. Na ocasião, o TRE-AL lançou o Observatório da Desinformação de Alagoas, em parceria com diversas instituições para combater as fake news e conscientizar o eleitorado. O observatório vai atuar em pesquisas, apoio jurídico e campanhas para enfrentar a desinformação e proteger a democracia.
Na quinta (27), houve uma mesa-redonda sobre inteligência artificial e oficinas práticas sobre linguagem simples e uso da IA na criação de planos de ação, além da apresentação do Plano Nacional de Educação Midiática. A ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Vera Lúcia Santana Araújo ainda fez uma palestra sobre o papel da comunicação e da educação na promoção de uma justiça mais acessível e eficaz, reforçando a importância da participação feminina e equidade na Justiça Eleitoral.
Uma conferência do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), Cristiano Zanin, além da deliberação da Carta do Codeje marcaram o último dia do encontro, nesta sexta (28).
Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AL, desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, o evento reafirmou a importância da capacitação contínua dos servidores da Justiça Eleitoral. “Discutimos aqui não apenas inovação e tecnologia, mas também inclusão e comunicação acessível. Isso demonstra o compromisso das escolas judiciárias com a ampliação da cidadania e o fortalecimento da democracia”, pontuou.
Com informações do TRE-AL