Inaugurada nova sede dos cartórios eleitorais de Franca e mais 6 cidades da região
Nova unidade da Justiça Eleitoral paulista também atende eleitorado de Patrocínio Paulista, Itirapuã, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Restinga

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, inaugurou nesta quinta (27) a nova sede das zonas eleitorais de Franca, no interior do estado. O espaço reúne num mesmo endereço as três zonas eleitorais da cidade: 46ª, 240ª e 291ª. A nova sede fica na Rua Thomáz Gonzaga, nº 2.039, no centro do município. Além de Franca, os cartórios atendem eleitoras e eleitores de Patrocínio Paulista, Itirapuã, São José da Bela Vista, Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Restinga.
A inauguração da nova sede, que já funcionou durante as eleições de 2024, é parte de projeto do TRE-SP que tem como objetivo assumir os encargos financeiros de alguns cartórios eleitorais do estado. O novo espaço está localizado em área central da cidade, com fácil acesso a linhas de ônibus, ao Poupatempo e a agências bancárias. “Aqui é um centro eleitoral, que agora funciona em local amplo, ventilado e com instalações novas. O eleitor poderá tirar o título, trocar seu endereço, quitar sua obrigação eleitoral e será muito bem atendido”, afirmou o desembargador Silmar Fernandes.

O desembargador acrescentou que a constante busca por aprimoramento norteia a Justiça Eleitoral. “Com a nova estrutura, os servidores poderão trabalhar juntos e trocar informações. Ganha a Justiça Eleitoral, a população, as cidades, os juízes dessas zonas eleitorais. É uma convergência de esforços em que todos ganhamos”, discursou.
O eleitorado das três zonas eleitorais é composto por 291.433 pessoas, sendo cerca de 248 mil eleitoras e eleitores aptos somente no município de Franca, que votam em 727 seções eleitorais distribuídas em 73 locais de votação.
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, destacou que a nova sede vai proporcionar um melhor atendimento ao eleitorado e garantir condições de trabalho para juízes, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral. “Somente aqui em Franca são mais de 700 seções e 2.800 mesários, além do pessoal do apoio logístico. É motivo de alegria ver este prédio onde nossos colegas estão instalados, onde a Justiça Eleitoral está instalada, para continuar realizando a sua missão”.
O juiz da 240ª ZE, José Rodrigues Arimatéa, comentou que a localização do novo edifício é excepcional. “Isso beneficia a população porque está numa região central. Estamos aqui a menos de 500 metros do terminal de ônibus central da cidade. O acesso da população foi muito facilitado”, disse.
Além do presidente do TRE-SP, participaram do evento a juíza assessora da Presidência do Tribunal, Fernanda Colombini, juízes e promotores eleitorais dos municípios, prefeitos de cidades atendidas pelos cartórios, entre outras autoridades.
Projeto de assunção dos cartórios
A aquisição de instalações próprias e a assunção dos encargos financeiros de cartórios do estado fazem parte de um projeto implantado pelo TRE-SP em 2022. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. Com a iniciativa de assunção das sedes, 44 zonas eleitorais passaram a funcionar em 17 imóveis administrados pelo Tribunal.
Além de Franca e região, o projeto já contemplou zonas eleitorais nas cidades de Paulínia, São Bernardo do Campo, Santo André, Campinas, Bragança Paulista, Taquarituba, José Bonifácio, Americana, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Agudos, Diadema, Jandira e Piracicaba. Outros imóveis já estão funcionando em novos endereços nos municípios de Carapicuíba e Mogi das Cruzes, mas ainda não tiveram sua inauguração oficial.