Cartórios de Santo André e Sorocaba têm redistribuição de eleitorado para facilitar organização das eleições
Mudança vai aumentar eficiência dos serviços e facilitar planejamento de eleições futuras; alteração é administrativa e não requer comparecimento do eleitor no cartório

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou, nesta segunda (24), a redistribuição de parte do eleitorado dos municípios de Santo André e Sorocaba para aumentar a eficiência dos serviços prestados à população e facilitar a organização das eleições futuras. As mudanças foram aprovadas pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e homologadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A alteração é administrativa e não requer o comparecimento do eleitor a nenhum cartório nem a solicitação de procedimentos adicionais.
Em Santo André, o cadastro dos eleitores dos bairros Vila Tibiriçá e Vila Lutécia foi transferido da 383ª Zona Eleitoral para a 307ª ZE, cartório que também recebeu dois locais de votação situados na localidade Vila Suíça: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) João de Deus e a Escola Estadual José Brancaglione. Os locais de votação abrigam 26 seções e somam 10.203 votantes. Já em Sorocaba, a modificação envolveu apenas a transferência do cadastro eleitoral do bairro da Vila Jacutinga da 271ª Zona Eleitoral para a 356ª ZE.
Para os moradores de Vila Tibiriçá e Vila Lutécia, em Santo André, e Vila Jacutinga, em Sorocaba, a movimentação permite que eles escolham um local de votação mais próximo de suas residências. Na Vila Suíça, em Santo André, os dois locais de votação não foram modificados, só passaram a ser vinculados a uma outra zona eleitoral, no caso a 356ª ZE. As alterações previstas na Resolução TRE-SP nº 659/2024 podem ser consultadas na página sobre a redistribuição do eleitorado.
Atendimento retomado
Para viabilizar a mudança, o sistema de agendamento para atendimento presencial, que ficou suspenso em Santo André nesta segunda (24), será retomado nesta terça (25). Quem precisar de serviços presenciais da Justiça Eleitoral deve fazer o agendamento prévio pela internet antes de comparecer a uma das unidades cartorárias.
Em Sorocaba, o atendimento ocorre normalmente porque não houve transferência de local de votação. No entanto, também é preciso fazer o prévio agendamento no site do Tribunal. Dúvidas sobre o atendimento podem ser esclarecidas pelo número 148 (Central de Atendimento ao Eleitor).