TRE-SP recebe quase 40% dos aprovados no Concurso Unificado da Justiça Eleitoral
Nomeações dos novos servidores estão previstas para julho, reforçando o efetivo para a preparação das Eleições 2026

A Justiça Eleitoral paulista vai receber quase 40% dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado da Justiça Eleitoral (CPNUJE), realizado em dezembro do ano passado pelo Cebraspe. Das 412 vagas disponíveis, 117 (39,6%) foram destinadas ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Dentre as vagas, 80 são destinadas a técnicos judiciários e 37 a analistas judiciários. Dos 80 técnicos, 74 atuarão na área administrativa e 6 no apoio especializado. Entre os 37 analistas, 23 estarão na tecnologia da informação, 6 na área judiciária, 5 na administrativa, 2 na engenharia mecânica e 1 na elétrica. Os aprovados para cargos específicos serão lotados na sede do Tribunal, sendo 6 técnicos especialistas em programação de sistemas, 23 analistas de TI e um analista de engenharia elétrica.Para as demais vagas, ainda não há definição de lotação.
De acordo com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TRE-SP, as nomeações terão início em julho. A definição do número de nomeados neste ano está condicionada a critérios como disponibilidade orçamentária, existência de cargos vagos por aposentadoria, exoneração e demissão, além de movimentações internas. A alocação dos aprovados será feita após concurso interno de remoção previsto para abril, de maneira a preencher as vagas que surgirem.
Além das vagas imediatas, o concurso também estabelece a formação de um cadastro de reserva para diversas especialidades, permitindo que mais aprovados sejam convocados durante o prazo de validade do certame, conforme a necessidade e a disponibilidade de futuras vagas no TRE-SP.
O Concurso Nacional Unificado destacou-se como um dos maiores da história da Justiça Eleitoral, com mais de 637 mil inscrições. Entre os candidatos, 344 mil se inscreveram para o cargo de técnico judiciário e mais de 293 mil para analista judiciário. O concurso ofereceu 412 vagas imediatas, sendo 126 para analistas e 286 para técnicos, além da criação de cadastro de reserva para diversas funções, abrangendo 26 Tribunais Regionais Eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).