Portal do TRE-SP alcança 29,7 milhões de acessos no ano eleitoral de 2024

Redes sociais do Tribunal também tiveram números expressivos; somente uma postagem sobre o passo a passo para a votação atingiu mais de meio milhão de visualizações

Redes sociais do Tribunal também tiveram números expressivos; somente uma postagem sobre o passo...

O portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que reúne informações sobre atendimento ao eleitorado, serviços judiciais e outros temas, alcançou 29,7 milhões de visualizações em 2024, ano do pleito municipal. Com 444 notícias publicadas, média de 37 por mês, as páginas da Comunicação tiveram mais de 6 milhões de acessos no mesmo período. Os perfis do Tribunal nas redes sociais também registraram números expressivos. Somente as publicações no Instagram atingiram mais de 3,1 milhões de internautas.

Entre as notícias, a mais vista abordou a segurança do sistema eletrônico de votação. A matéria “Eleições 2024: votos chegam seguros até a totalização e a divulgação dos resultados” teve 687.841 visualizações. Em segundo lugar, aparece o texto “Entenda o cálculo para determinar o quociente eleitoral, o quociente partidário e as sobras”, com  621.632 cliques, e, na sequência, “Eleições 2024: saiba como justificar o voto se está fora do seu domicílio eleitoral”, com 267.709 acessos. O destaque nas redes foi o vídeo do passo a passo para a votação, publicado no TikTok, que teve mais de 520 mil visualizações e 33 mil engajamentos (curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos).

A página especial do TRE-SP sobre as Eleições 2024 também teve alcance significativo, com 1,9 milhões de cliques no ano passado. Os cinco conteúdos mais buscados foram os que trataram de registro de candidaturas (323 mil visualizações), votação (246 mil), resultados (200 mil), mesários e apoios logísticos (101 mil) e prestação de contas (73 mil).

A Carta de Serviços do Tribunal, espaço do portal que detalha os serviços prestados pelos cartórios e pela secretaria, também foi bastante acessada e registrou mais de 2 milhões de visualizações ano passado. 

Redes sociais

Em relação às redes, o Tribunal chegou a mais de 200 mil seguidores e inscritos no Facebook, X, Instagram, Youtube, TikTok, Linkedin e Threads no ano passado, sendo mais da metade deles somente no Facebook, onde 110 mil pessoas seguem o perfil /tresp.oficial. Já o alcance no Facebook, ou seja, a quantidade de usuários e usuárias que visualizaram as postagens da Justiça Eleitoral paulista, foi de aproximadamente 875 mil pessoas.

O perfil do Tribunal que mais cresceu foi o Instagram. Ganhou 11.248 seguidores em 2024, um aumento de 42% em relação ao ano anterior, e atualmente acumula 38,4 mil seguidores. Um dos posts de maior repercussão abordou o enfrentamento à desinformação. O aviso sobre tentativa de golpe com falso e-mail encaminhado a mesárias e mesários alcançou mais de 40 mil pessoas. Na página @trespjusbr no TikTok, cerca de 950 mil usuários e usuários assistiram às publicações. Além do post sobre o passo a passo para votar, outro sobre o fluxo de votação, com a participação de servidoras e servidores do TRE-SP, também foi destaque na rede.


Na página do Tribunal no Youtube, 470 mil pessoas visualizaram os vídeos publicados no ano eleitoral e, na rede X, 390 mil acompanharam os textos disponibilizados. Por sua vez, os conteúdos do Linkedin e do Threads foram exibidos a 46 mil e 22 mil internautas, respectivamente. Mais de 3.700 mil eleitoras e eleitores também tiveram suas dúvidas respondidas por meio de todas as redes sociais do TRE-SP.


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