Aberta seleção de artigos para a nova edição da revista de direito eleitoral do TRE-SP
Interessados devem enviar textos para análise da Redesp até 30 de abril; publicação aborda temas do direito eleitoral, ciência política e áreas correlatas

A Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (Redesp), publicação organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), está recebendo artigos para a 16ª edição, que será lançada em junho. Interessados devem enviar os textos para avaliação por meio do e-mail redesp@tre-sp.jus.br até 30 de abril. A linha editorial da Redesp tem foco na análise de temas do direito eleitoral, ciência política e áreas correlatas.
Os artigos enviados serão avaliados por pares, segundo o sistema duplo-anônimo. Conforme o procedimento, após avaliação prévia da coordenação da revista, o texto terá suprimidos todos os elementos que permitam a identificação de seu autor e será remetido à análise de um parecerista anônimo, indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para avaliação qualitativa de forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo parecerista anônimo. O processo busca eliminar qualquer conhecimento da identidade do autor ou do revisor, garantindo que o manuscrito seja avaliado apenas por critérios editoriais.
A Redesp é publicada semestralmente pela Ejep. A 15ª edição, lançada em dezembro de 2024, trouxe textos que abordaram a influência da inteligência artificial nas campanhas eleitorais, a representação das mulheres negras no Legislativo e os desafios para a participação política do idoso, entre outros temas.
A revista oferece acesso livre ao seu conteúdo com o objetivo de colaborar com a difusão do conhecimento científico e o fortalecimento do debate democrático. A política editorial e as edições anteriores estão disponíveis para consulta na página da publicação.