Treinamento sobre uso de novo sistema para agendamento de propaganda partidária é promovido pelo TRE-SP
Aplicativo SisAntena, desenvolvido pelo TRE-DF, é uma inovação da Justiça Eleitoral; capacitação foi destinada aos 19 partidos com direito a inserções no primeiro semestre de 2025

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) promoveu entre a terça-feira (8) e esta quinta-feira (10) curso de capacitação para utilização do Sistema de Gerenciamento de Propaganda Partidária (SisAntena), destinado aos 19 partidos com direito a propaganda partidária no primeiro semestre de 2025. Foram oferecidas 38 vagas (duas para cada agremiação), divididas em três turmas. O treinamento aconteceu na sede do Tribunal, no centro da capital.
O coordenador de Partidos Políticos e Execução de Julgados (Coppex) do TRE-SP, Marcos Miotto, falou sobre a importância da capacitação para a utilização da ferramenta. "Nós convidamos os partidos para vir ao Tribunal para que recebessem uma instrução básica de como utilizar o SisAntena. Estamos tendo uma mudança de paradigma, porque antes fazia-se meio que manualmente, e agora temos um sistema automatizado para o processo. Como é uma inovação, achei interessante chamar os partidos para que possam exercitar o uso do sistema", comentou.
Representando o partido Cidadania, o advogado Hélio da Silveira afirmou que o treinamento é fundamental para que os partidos tenham clareza sobre a implementação do sistema. "A Justiça Eleitoral cumpre uma tarefa importantíssima de democratizar o acesso a todos os partidos que possam participar da propaganda partidária, passando as instruções corretamente. O treinamento está sendo muito bom, a equipe está preparada e conhece o sistema. Estou muito satisfeito."
De acordo com o coordenador Marcos Miotto, além de oferecer o treinamento, o Tribunal vai disponibilizar em breve, em seu site, um conteúdo explicativo sobre a ferramenta.
O SisAntena é um aplicativo desenvolvido pelo TRE-DF para o gerenciamento informatizado dos agendamentos de inserções de propaganda partidária gratuita. A Resolução TRE-SP 655/2024 regulamentou o seu uso no TRE-SP. A utilização da ferramenta pelos órgãos partidários estaduais é obrigatória para indicação de sua preferência de datas para veiculação das inserções.