Quilombolas de Eldorado votam perto de casa e comemoram avanço da inclusão eleitoral

Com urnas instaladas nas comunidades, participação na eleição suplementar alcança quase 88% e reforça importância do acesso ao voto

Com urnas instaladas nas comunidades, participação na eleição suplementar alcança quase 88% e re...

Um domingo histórico para o Vale do Ribeira. No último dia 6, durante a eleição suplementar em Eldorado (SP), moradoras e moradores das comunidades quilombolas de Ivaporunduva e Pedro Cubas votaram a poucos metros de casa, graças ao Programa de Inclusão Político-Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O resultado foi um alto comparecimento: dos 218 eleitores aptos, 190 (87,57%) compareceram às urnas.

Até pouco tempo, o cenário era outro: os quilombolas precisavam caminhar ou pegar condução por até oito quilômetros — incluindo o uso de balsa — para votar na sede do município. “A melhoria hoje pra mim é grande, porque antes eu votava em Eldorado. Aí já são duas eleições que eu voto aqui no quilombo Ivaporunduva”, contou o quilombola  Urias, eleitor da comunidade.

Para o professor Elson Alves da Silva, de 42 anos, presidente da seção em Ivaporunduva e mesário por 10 anos, a mudança tem impacto direto na cidadania e no reconhecimento político. “A vinda da seção pra cá foi um ganho muito grande para a comunidade. Além de facilitar o voto, aumenta nossas chances de sermos ouvidos. É de extrema importância termos representantes quilombolas no Legislativo e no Executivo. Sem isso, a cidade esquece da gente.”

Elson também elogiou a transparência do processo eleitoral. “Participo dos treinamentos, sei que a urna não é conectada à internet, e temos a zerésima. A eleição é segura e séria.”

As seções instaladas em Pedro Cubas e Ivaporunduva foram acompanhadas por uma equipe técnica da Coordenadoria de Gestão das Eleições (Cogel) do TRE-SP, como parte da avaliação do Programa de Inclusão, que atua em regiões de difícil acesso como quilombos, aldeias indígenas, comunidades caiçaras e assentamentos rurais.

Segundo Luna Chino, coordenadora de Gestão de Eleições da Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan), os dados coletados vão embasar futuras decisões sobre a instalação definitiva de seções em comunidades tradicionais.

“Esse trabalho nos oferece elementos valiosos para compreender como respeitar a cultura das comunidades ao implementar políticas públicas. A escuta ativa é fundamental, o programa gera dois efeitos importantes e complementares. Quando a comunidade opta por instalar a seção local, o acesso ao voto se torna mais fácil, o que reduz a abstenção — que, nessas regiões, chega a ser metade da média estadual. Por outro lado, se a comunidade preferir não ter a urna instalada no local, garantimos o transporte até outra seção. Em ambos os casos, a decisão parte do diálogo com os próprios moradores.”

O município de Eldorado teve nova eleição devido à rejeição do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Elói Fouquet. A cidade elegeu Professor Noel Castelo (Solidariedade), com 3.092 votos, ou 41,87% dos válidos. Entre os eleitos para a Câmara Municipal, em outubro de 2024, estão três vereadores quilombolas.

Veja fotos da visita aos quilombos no Flickr do TRE-SP


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido