Quilombolas de Eldorado votam perto de casa e comemoram avanço da inclusão eleitoral
Com urnas instaladas nas comunidades, participação na eleição suplementar alcança quase 88% e reforça importância do acesso ao voto

Um domingo histórico para o Vale do Ribeira. No último dia 6, durante a eleição suplementar em Eldorado (SP), moradoras e moradores das comunidades quilombolas de Ivaporunduva e Pedro Cubas votaram a poucos metros de casa, graças ao Programa de Inclusão Político-Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O resultado foi um alto comparecimento: dos 218 eleitores aptos, 190 (87,57%) compareceram às urnas.
- TRE–SP instala seção eleitoral no quilombo de Ivaporunduva
- População quilombola: TRE–SP atende comunidade do Vale do Ribeira
- Justiça Eleitoral paulista possibilitou voto em locais de difícil acesso
Até pouco tempo, o cenário era outro: os quilombolas precisavam caminhar ou pegar condução por até oito quilômetros — incluindo o uso de balsa — para votar na sede do município. “A melhoria hoje pra mim é grande, porque antes eu votava em Eldorado. Aí já são duas eleições que eu voto aqui no quilombo Ivaporunduva”, contou o quilombola Urias, eleitor da comunidade.
Para o professor Elson Alves da Silva, de 42 anos, presidente da seção em Ivaporunduva e mesário por 10 anos, a mudança tem impacto direto na cidadania e no reconhecimento político. “A vinda da seção pra cá foi um ganho muito grande para a comunidade. Além de facilitar o voto, aumenta nossas chances de sermos ouvidos. É de extrema importância termos representantes quilombolas no Legislativo e no Executivo. Sem isso, a cidade esquece da gente.”
Elson também elogiou a transparência do processo eleitoral. “Participo dos treinamentos, sei que a urna não é conectada à internet, e temos a zerésima. A eleição é segura e séria.”
As seções instaladas em Pedro Cubas e Ivaporunduva foram acompanhadas por uma equipe técnica da Coordenadoria de Gestão das Eleições (Cogel) do TRE-SP, como parte da avaliação do Programa de Inclusão, que atua em regiões de difícil acesso como quilombos, aldeias indígenas, comunidades caiçaras e assentamentos rurais.
Segundo Luna Chino, coordenadora de Gestão de Eleições da Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan), os dados coletados vão embasar futuras decisões sobre a instalação definitiva de seções em comunidades tradicionais.
“Esse trabalho nos oferece elementos valiosos para compreender como respeitar a cultura das comunidades ao implementar políticas públicas. A escuta ativa é fundamental, o programa gera dois efeitos importantes e complementares. Quando a comunidade opta por instalar a seção local, o acesso ao voto se torna mais fácil, o que reduz a abstenção — que, nessas regiões, chega a ser metade da média estadual. Por outro lado, se a comunidade preferir não ter a urna instalada no local, garantimos o transporte até outra seção. Em ambos os casos, a decisão parte do diálogo com os próprios moradores.”
O município de Eldorado teve nova eleição devido à rejeição do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Elói Fouquet. A cidade elegeu Professor Noel Castelo (Solidariedade), com 3.092 votos, ou 41,87% dos válidos. Entre os eleitos para a Câmara Municipal, em outubro de 2024, estão três vereadores quilombolas.
Veja fotos da visita aos quilombos no Flickr do TRE-SP.