Exposição Motirô – RasTREando Nossas Origens celebra o Abril Indígena

Mostra fotográfica retrata visitas do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP a aldeias do estado; iniciativa já atendeu mais de 132 aldeias indígenas, comunidades caiçaras, quilombos e assentamentos rurais

Mostra fotográfica retrata visitas do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP a aldeia...
Foto: Paulo Eberlein/TRE-SP

Para celebrar o Abril Indígena, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) abre ao público, na próxima quinta-feira (24), a exposição fotográfica Motirô – RasTREando Nossas Origens, que retrata as visitas do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP a aldeias indígenas do estado. Essa iniciativa da Justiça Eleitoral paulista atende pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e comunidades caiçaras, com o objetivo de facilitar o exercício do voto. A exposição acontece até 18 de maio, no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, localizado no saguão da sede do TRE-SP, no centro da capital.

Uma primeira edição da exposição Motirô foi realizada em abril de 2024 com 35 fotografias do engenheiro e coordenador de Gestão de Imóveis do TRE-SP, Paulo Montesso Eberlein, registradas em ações nas aldeias Rio Silveira, em Bertioga, e Renascer e Boa Vista, em Ubatuba. O servidor é um apaixonado por fotografia e já teve imagens exibidas em mostras no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Sesc, algumas delas premiadas.

A exposição deste ano terá 41 imagens, também do servidor Paulo Eberlein, além de algumas novidades em relação à primeira edição. Objetos indígenas, como esculturas, cestos, arcos, flechas e colares também estarão em exposição, assim como painéis com depoimentos de servidores e servidoras do TRE-SP que se identificam como indígenas. “São depoimentos com lembranças, relatos de suas histórias e fotos cedidas por eles”, conta Soraya Kodja Makhoul Dias, curadora da mostra e servidora da Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan) do TRE-SP, unidade responsável pela execução do Programa de Inclusão. 

Ainda, de acordo com Soraya, vídeos gravados durante as visitas às aldeias, com depoimentos de servidores que participaram dos atendimentos, e algumas matérias jornalísticas veiculadas em programas de TV serão exibidos em monitores instalados no espaço da mostra. 

“Motirô” é uma palavra tupi-guarani que significa “reunir para colheita ou construção de algo para a coletividade, pessoas se ajudando umas às outras”. Dela é derivada a palavra “mutirão”. O título da exposição remete ao modo de vida e organização social dos povos indígenas e também à maneira como o TRE-SP implementa seu Programa de Inclusão Político-Eleitoral, em parceria com outros órgãos como Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Fundação Florestal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e Poupatempo.

Com essa cooperação, a iniciativa já chegou a 132 comunidades indígenas, caiçaras, quilombolas e assentamentos rurais, atendendo mais de 2.100 pessoas desde seu início, em 2022.  

Participação indígena

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizado em 2022, os indígenas são aproximadamente 1,69 milhão de pessoas, o que representa 0,83% da população brasileira. No cadastro eleitoral, cerca 173,7 mil eleitores e eleitoras declaram ser indígenas (0,10%) – desses, 4.300 estão no estado de São Paulo. 

Os candidatos indígenas nas eleições municipais do ano passado em todo o país foram 2.578 (0,56% do total de 463.394), dos quais 263 se elegeram. Em São Paulo, 86 indígenas (0,11%) concorreram e quatro foram eleitos.   


Exposição “Motirô”

Onde: Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, no térreo da sede do TRE-SP

Endereço: Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista

Quando: 24 de abril a 18 de maio, das 12h às 18h


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido