Estudantes do ensino médio conhecem sistema eleitoral em visita ao TRE-SP

Alunos da Escola Estadual Professor Antônio Francisco Redondo tiveram palestras sobre o funcionamento da urna eletrônica e puderam simular votação

Alunos da Escola Estadual Professor Antônio Francisco Redondo tiveram palestras sobre o funciona...

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Francisco Redondo visitaram, na tarde desta sexta-feira (25), a sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e puderam conhecer as dinâmicas do sistema eleitoral e o funcionamento da urna eletrônica, por meio de uma votação simulada. A atividade foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep).

O grupo foi recebido pela coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, que falou, no plenário do Tribunal, sobre a importância de haver o compartilhamento de informações sobre a Justiça Eleitoral com os jovens. Ela esclareceu ainda que a atividade tem como um dos objetivos incentivar a participação cidadã nas eleições.

"Trazemos os jovens para conhecer a estrutura do Tribunal e o nosso sistema eletrônico de votação. Quando eles tomam contato com as urnas, despertamos neles o interesse de serem eleitores, de se alistarem, queremos que não sejam vítimas de manipulação e desinformação", esclarece. 

A turma foi composta por cerca de 45 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, com idades entre 16 a 18 anos, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O grupo, após a cerimônia de boas-vindas, assistiu a uma palestra da área técnica do Tribunal sobre sistemas informacionais. 

A assistente da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (Codes/STI), Priscila Garcia, falou sobre a estrutura de tecnologia da informação do Tribunal e sobre sistemas eletrônicos importantes para a realização das eleições no estado, como o Gerenciamento de Apoios Logísticos e Mesários (GAM) e o Acompanhamento de Votação (ACOMPVOT).

"No período eleitoral, temos que convocar cerca de 400 mil mesários e 40 mil apoios logísticos, e o GAM permite que enviemos essa convocação por e-mail. É um sistema muito importante. Já o ACOMPVOT funciona apenas no dia das eleições, em todos os locais de votação. Alguém fica responsável por alimentar o sistema sobre filas e outras situações, como eventuais problemas nas urnas eletrônicas", explica. 

Simulação de voto

Os alunos tiveram ainda uma exposição sobre o sistema de voto eletrônico, com Alexandre Marcos, da Seção de Urnas Eletrônicas (Seue), que abordou os componentes da urna, as alternativas de abastecimento energético dos equipamentos nos dias das eleições e como funciona a votação. "A urna eletrônica possui uma série de aplicações, pois, se houver algum problema, conseguiremos recuperar os dados para que haja os resultados das votações".

Logo após a exposição, os alunos puderam realizar uma simulação de voto em candidatos fictícios para entenderem como funciona o processo de votação por meio das urnas eletrônicas e emissão de boletim de urna das votações.

Alunos da Escola Estadual Professor Antônio Francisco Redondo tiveram palestras sobre o funciona...

A estudante Geovanna Alves, que participou da visita, conta que teve uma experiência enriquecedora sobre o processo de votação e a área técnica do Tribunal. "Eu achei ótimo. Primeiramente, para haver a conscientização do voto, como brasileira e cidadã. Acho interessante também pelo nosso curso, por conta do sistema das urnas e como funciona a nossa Justiça Eleitoral, e como podemos atuar na nossa área em relação à instituição. Achei abrangente e interessante".

Eliz Silva, gestora da Seção de Programas Institucionais (Sepi), da Ejep, setor que realiza a atividade, analisou a ação promovida, e deu ênfase ao trabalho da Justiça Eleitoral para realizar as eleições no país.

"É importante aproximar a Justiça Eleitoral do público, para desmistificar o que tem acontecido em relação ao descrédito e à desinformação. Quando abrimos as portas, mostramos que há seriedade, trabalho e uma estrutura preparada para as eleições. E é importante falar isso com os jovens, para que entendam a importância do voto e o papel deles na sociedade", conclui. 


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido