Tribunal mantém direito de resposta de Guilherme Boulos na TV Record

Corte paulista entendeu que houve ofensas de Pablo Marçal

Decisão Eleições 2024

Em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (9), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve, em votação unânime, direito de resposta ao candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, coligação Amor por São Paulo (federação PSOL/Rede, federação Brasil da Esperança - Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV, e PDT), a ser veiculado na TV Record, após ofensas do candidato Pablo Marçal (PRTB).

Em entrevista ao programa “Balanço Geral”, da TV Record, em 23 de agosto, o candidato Pablo Marçal acusou Guilherme Boulos de ser usuário de cocaína, por meio do gesto de levar a mão ao nariz e aspirar, após ser perguntado sobre o que definiria seu adversário político. A juíza auxiliar da propaganda Claudia Barrichello, da 2ª Zona Eleitoral, concedeu direito de resposta a Boulos, por entender que a conduta de Marçal “extrapola os limites da liberdade de expressão e do debate político e configura unicamente ofensa à honra do candidato.”.

Segundo o relator do processo, juiz Rogerio Cury, o gesto de Marçal configura “um ataque que ofende a reputação social e moral do candidato, bem como a sua honra subjetiva” e teve “a potencialidade de incutir na mente do eleitor um sentimento de repulsa e de desaprovação ao candidato adversário, afetando, com isso, a isonomia do pleito.” 

Por ser a responsável pela veiculação do programa em que houve a ofensa, a TV Record deverá exibir o direito de resposta no mesmo espaço e horário do programa no qual foi praticado o gesto ofensivo por Marçal.

Mais um caso

Na mesma sessão de julgamento, a Corte manteve outro direito de resposta a Guilherme Boulos, após ter sido ofendido por Pablo Marçal. Conforme a decisão, em 20 de agosto, o candidato também publicou em suas redes sociais trechos de um vídeo em que afirmava que Boulos era usuário de substâncias entorpecentes.

Nas últimas semanas, o TRE-SP também manteve direito de respostaa Guilherme Boulos em outros processos, após Pablo Marçal acusá-lo de usuário de cocaína.

Cabe recurso das decisões.


Processos: 0600197-28.2024.6.26.0002 (TV Record) e 0600180-89.2024.6.26.0002


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido