TRE-SP promove demonstração do fluxo de votação para a imprensa e entrevista coletiva do presidente
Em uma seção eleitoral cenográfica, servidores vão simular os procedimentos que ocorrem desde que a eleitora ou o eleitor chega para votar; também será possível fazer imagens na exposição sobre a segurança das urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) promove na próxima quarta (2) uma demonstração do fluxo de votação para a imprensa e, ao final, uma entrevista coletiva do seu presidente, desembargador Silmar Fernandes, quando serão abordadas as principais orientações para a véspera e o dia da eleição.
O evento será realizado na sede do Tribunal, na Bela Vista, centro da capital, a partir das 10h30. Para participar, é preciso fazer o credenciamento pelo e-mail imprensa@tre-sp.jus.br, informando o nome do veículo e do profissional.
Os jornalistas poderão acompanhar uma demonstração do fluxo de votação, desde o momento em que a eleitora ou o eleitor chega à sua seção eleitoral. Será montada uma seção eleitoral cenográfica, onde servidoras e servidores da Justiça Eleitoral vão simular os procedimentos a serem executados, tais como a identificação com e sem biometria, o uso do e-Título e a orientação sobre como proceder com o celular, tendo em vista a proibição da entrada na cabina de votação portando o aparelho.
Veja o passo a passo sobre o momento da votação.
Antes da coletiva, o presidente do TRE-SP vai fazer um pronunciamento sobre os preparativos para as Eleições 2024 e sobre o aproveitamento da biometria do eleitorado fornecida por órgãos parceiros. Por meio desse convênio, mesmo quem não cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral vai poder votar usando a digital. A estimativa é que cerca de 4 milhões de eleitores e eleitoras no estado tenham os seus dados biométricos validados e incorporados ao cadastro eleitoral após os dois turnos de votação. Atualmente, quase 80% do eleitorado paulista possui a biometria coletada, o que garante que nenhuma pessoa vote no lugar de outra, aumentando ainda mais a segurança do processo eleitoral
O desembargador Silmar Fernandes também falará sobre as proibições no dia da eleição para eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos, como a vedação de transportar armas e munições, entrar na cabina de votação com celular e qualquer tipo de propaganda eleitoral. Após a sua fala inicial, o presidente do TRE-SP estará disponível para responder a perguntas da imprensa.
Exposição sobre a segurança das urnas
Está em cartaz no centro de exposições do TRE-SP, o Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, na sede do Tribunal, a exposição “Verdades Eletrônicas: Saiba Tudo sobre a Segurança da Urna”. Os jornalistas presentes no evento da próxima quarta poderão fotografar e/ou gravar imagens no local.
Exposição sobre a segurança da urna eletrônica é aberta na sede do Tribunal
O objetivo da exposição é o enfrentamento à desinformação contra a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro. A mostra tem seis modelos de urnas em exibição: de madeira, de lona e urnas eletrônicas de 1996 (a primeira), de 2015 (cuja aparência foi praticamente a mesma desde 1998, apesar de muitas evoluções técnicas internas) e de 2022, além de uma urna translúcida, que permite ver um pouco do interior do equipamento.
Também estão expostos títulos eleitorais antigos e cédulas de votação históricas, além de painéis com explicações detalhadas, em linguagem simples, sobre todos os processos de auditoria que garantem a segurança dos equipamentos; informações sobre o que acontece com o voto depois que ele é digitado pelo eleitor ou eleitora; e uma cronologia sobre o desenvolvimento da urna eletrônica, a partir do Código Eleitoral de 1932, que já previa a utilização de uma “máquina de votar”.
Coletiva do presidente do TRE-SP e demonstração do fluxo de votação
Quando: dia 2/10, a partir das 10h30
Onde: Saguão do TRE-SP
Endereço: Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, centro da capital
Credenciamento: imprensa@tre-sp.jus.br (informar nome do veículo e do profissional)