Ricardo Nunes ganha direito de resposta após TRE-SP reformar decisão de 1ª instância

Guilherme Boulos chamou o atual prefeito de “criminoso” em propaganda na internet

Pablo Marçal veiculou vídeo contendo desinformação em uma rede social; a candidata havia obtido ...

Na sessão plenária desta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou a sentença da 2ª Zona Eleitoral e concedeu direito de resposta ao atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes, nas redes sociais do candidato Guilherme Boulos. A decisão foi dada por maioria de votos (4 a 3), após o voto de desempate do presidente, desembargador Silmar Fernandes.

O prefeito é candidato pela coligação Caminho Seguro Para São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil), e Boulos, pela coligação Amor por São Paulo (federação PSOL/Rede, federação Brasil da Esperança — Fé Brasil, composta por PT, PC do B e PV, e PDT).

Durante propaganda eleitoral na internet, na plataforma Instagram, Guilherme Boulos publicou vídeo em que, ao mesmo tempo em que é mostrada a imagem de Ricardo Nunes, o locutor diz “Eles são violentos, incompetentes, criminosos”. A mensagem também foi veiculada nas redes sociais Facebook, TikTok e YouTube. 

No julgamento do recurso, a Corte Eleitoral concedeu o direito de resposta. De acordo com a juíza Maria Cláudia Bedotti, que abriu a divergência e teve o voto vencedor, “não há dúvida nenhuma de que a propaganda imputa ao atual prefeito a pecha de criminoso [...] e essa pecha veicula para o eleitor a informação de que o candidato é sujeito ativo de crimes e deve ser evitado por tal desvirtuamento de conduta”. Bedotti foi acompanhada pelos juízes Régis de Castilho e Rogério Cury e pelo desembargador Silmar Fernandes, que proferiu o voto de desempate.

O relator do processo, desembargador Encinas Manfré, teve o voto vencido. Segundo ele, não foram constatados dizeres sabidamente inverídicos ou ofensivos na publicação realizada por Guilherme Boulos nas suas redes sociais. O magistrado concluiu não ter havido exageros em relação à liberdade de expressão e foi seguido pelo desembargador Cotrim Guimarães e pelo juiz Claudio Langroiva.

A decisão determinou a retirada das postagens e a veiculação da resposta por tempo não inferior ao dobro em que esteve disponível o vídeo considerado ofensivo. Cabe recurso ao TSE.

Processo: 0600267-45.2024.6.26.0002 

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido