Guilherme Boulos tem mais dois direitos de resposta mantidos pelo TRE-SP

Corte reconheceu o caráter ofensivo das postagens realizadas por Pablo Marçal em suas redes sociais

Decisões da Justiça Eleitoral têm prazos de até três dias; cartórios eleitorais de todo o estado...

Em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve, em votações unânimes, direitos de resposta ao candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (coligação Amor por São Paulo - federação PSOL/Rede, federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PC do B/PV) e PDT) nas redes sociais do candidato Pablo Marçal (PRTB).

Após o debate promovido pela TV Band, em 8 de agosto de 2024, Pablo Marçal divulgou vídeos em suas plataformas nas redes sociais Instagram, X e TikTok, em que sugeria que Guilherme Boulos seria usuário de substâncias entorpecentes. Em 17 de agosto, o juiz eleitoral Rodrigo Colombini, da 2ª Zona Eleitoral, concedeu direitos de resposta a Boulos, por entender que as alegações de Marçal não foram comprovadas e apenas ofenderam o concorrente.

Posteriormente, em 20 de agosto, Pablo Marçal publicou cortes de um vídeo que já havia sido retirado do ar em decisão liminar de outra representação. O vídeo, veiculado na rede social Instagram, também acusa Guilherme Boulos de ser usuário de drogas. No dia 24, o juiz auxiliar da propaganda Murillo D’Avila Vianna Cotrim, também da 2ª Zona Eleitoral, concedeu direito de resposta ao candidato. 

Segundo o relator de um dos processos, desembargador Cotrim Guimarães, “as imputações extrapolam os limites da liberdade de expressão e do debate político, configurando unicamente ofensas à honra do candidato recorrido.” O magistrado manteve o direito de resposta e negou o recurso de Pablo Marçal.

Já a juíza Maria Cláudia Bedotti reconheceu as mensagens ofensivas à honra de Guilherme Boulos, mas negou o direito de resposta em relação a um dos vídeos impugnados. Segundo ela, o vídeo “apenas traz a público questão própria do debate político eleitoral, pertinente à posição outrora externada pelo representante quanto à descriminalização das drogas ilícitas [...]”. Em relação à divulgação da resposta, determinou que fosse pelo dobro do tempo em que estiveram disponíveis os conteúdos ofensivos. 

Na semana passada, em votações unânimes, a Corte do TRE-SP também manteve direito de respostaa Guilherme Boulos em dois processos, após Pablo Marçal acusá-lo de usuário de cocaína.

Cabe recurso das decisões.

Processos: 0600148-84.2024.6.26.0002e 0600182-59.2024.6.26.0002.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
sábado e domingo, das 12h às 19h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido