Exposição sobre a segurança da urna eletrônica é aberta na sede do Tribunal
Enfrentamento à desinformação sobre o processo eleitoral brasileiro é o objetivo da mostra, que abre nesta quarta (25); além de seis modelos de urna, estarão expostos documentos históricos e painéis com informações em linguagem simples sobre as diversas auditorias feitas no equipamento
O TRE-SP inaugura nesta quarta-feira (25) a exposição “Verdades Eletrônicas: Saiba Tudo sobre a Segurança da Urna”, no seu centro de exposições, o Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, na sede do Tribunal.
O objetivo da exposição é o enfrentamento à desinformação contra a segurança das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro. Haverá painéis com explicações detalhadas, em linguagem simples, sobre todos os processos de auditoria que garantem a segurança dos equipamentos; informações sobre o que acontece com o voto depois que ele é digitado pelo eleitor ou eleitora; e uma cronologia sobre o desenvolvimento da urna eletrônica, a partir do Código Eleitoral de 1932, que já previa a utilização de uma “máquina de votar”.
Também estarão expostos seis modelos de urnas: de madeira, de lona e urnas eletrônicas de 1996 (a primeira), de 2015 (cuja aparência foi praticamente a mesma desde 1998, apesar de muitas evoluções técnicas internas) e de 2022, além de uma urna translúcida, que permite ver um pouco do interior do equipamento. A UE2022 estará em funcionamento, disponível para demonstração da votação.
A exposição traz ainda documentos históricos, como títulos eleitorais do Brasil Império, da República Velha e o título de uma eleitora emitido em 1933, após a instituição do voto feminino pelo Código Eleitoral de 1932, além de cédulas das eleições de 1965, 1982, 1985 e 1989 e do referendo de 1963 e do plebiscito de 1993.
Em um monitor de TV, serão exibidos dados atualizados sobre as Eleições 2024, como número total de urnas, de eleitores e de mesários, entre outros.
Exposição “Verdades Eletrônicas: Saiba Tudo sobre a Segurança da Urna”
Quando: a partir de 25/9 até 29/10
Onde: Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, no saguão do TRE-SP
Endereço: Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, capital
Horário de visitação: 12h às 18h