Estudantes de Direito conhecem sistema eleitoral em visita ao TRE-SP
Alunos da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) assistiram à sessão do Pleno e fizeram votação simulada com urnas eletrônicas
Estudantes de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) visitaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), nesta terça (3), para conhecer detalhes do processo eleitoral e o funcionamento da urna eletrônica. Os universitários ainda acompanharam uma sessão no plenário da Corte e fizeram uma votação simulada. A atividade foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do TRE-SP.
Durante a sessão plenária, o grupo recebeu as boas-vindas do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. O coordenador do curso de Direito da instituição e secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, também saudou os alunos. A professora de Direito da instituição, Mayara Ferrari Longuini, ressaltou a importância da dinâmica para que os alunos se ambientem tanto com o vocabulário como com o Direito Eleitoral, presenciando na prática como é a atuação em uma sessão plenária.
Antes da sessão, alunas e alunos participaram de uma roda de conversa para conhecer as funções da Justiça Eleitoral e as etapas das eleições. Temas como cadastro eleitoral, filiação, convenções partidárias, registro de candidatura, campanha eleitoral, votação, apuração e diplomação dos eleitos também foram discutidos com os estudantes em palestra coordenada pela equipe da Ejep. Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento das urnas eletrônicas e participaram de uma votação simulada nas máquinas.
O grupo ainda recebeu informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o programa Mesário Voluntário Universitário. O projeto foi criado pela Ejep para atrair mais voluntárias e voluntários para o processo eleitoral e aprofundar a consciência de cidadania dos estudantes.
Aluna do 2º semestre, Maria Muino contou que achou muito interessante compreender como funciona o processo eleitoral, além de ressaltar como “foi importante assistir a um julgamento em que houve divergência de voto, principalmente de uma ação envolvendo a disputa municipal da capital nas eleições de 2024”. Já o estudante Iran Antunes, também do segundo período, relatou que o evento foi bem dinâmico, agradecendo pela oportunidade de ver como é a prática no Judiciário.
Interessados em participar de visitas monitoradas ao TRE-SP podem entrar em contato com a Ejep pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br para solicitar o agendamento, que ocorre mediante disponibilidade de datas.