Eleições 2024: Sistema via satélite será utilizado para transmissão dos votos em locais de difícil acesso
JE-Connect permite o envio dos dados de resultados sem a necessidade de transporte das mídias até os cartórios eleitorais, agilizando a totalização
Nas Eleições 2024, 79 locais de votação em 36 municípios paulistas poderão transmitir os dados de resultado das urnas eletrônicas dos locais de votação para o TSE. O sistema JE-Connect, desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral, permite agilizar a totalização, na medida em que elimina a necessidade de transporte das mídias de resultado até os cartórios eleitorais para a transmissão. A tecnologia é utilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desde 2014, em locais de difícil acesso.
Encerrada a votação, os arquivos criptografados das mídias de resultado são transmitidos por computadores instalados nos locais de votação e conectados a uma rede privada virtual (VPN). Em locais mais isolados, sem conexão com a internet, podem ser usados aparelhos BGAN (Broadband Global Area Network), que se conectam à VPN da Justiça Eleitoral via satélite.
Essa tecnologia foi importante para a execução do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, iniciativa voltada a viabilizar o voto de moradores de localidades isoladas. O JE-Connect permitiu que o TRE-SP instalasse seções eleitorais em comunidades tradicionais e assentamentos rurais, enviando seus votos para totalização em poucos minutos.
Na 84ª Zona Eleitoral – Paraibuna, o JE-Connect é usado em três locais de votação situados na zona rural. De acordo com o chefe do cartório, Marcelo Moretti, a jurisdição da ZE abrange extensas áreas rurais no município de Natividade da Serra, sem sinal de celular e com estradas de terra, e o JE-Connect é muito útil para agilizar a apuração do resultado. “O pleito municipal gera maior ansiedade nos eleitores em conhecer os eleitos e, como são necessários alguns cálculos para o cargo de vereador, a demora na transmissão do resultado criava certa tensão”, relata o servidor.
A 371ª ZE – Grajaú, apesar de situada na capital paulista, também emprega a ferramenta. O chefe do cartório, Milton César Bernardes de Oliveira, explica que a ZE utiliza o JE-Connect desde sua implementação em São Paulo, em uma escola na região da represa Billings. “O acesso ao local é muito complicado, o transporte até lá é feito por balsa.”
Segurança do JE-Connect
Desenvolvido por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) em 2008 e aprimorado nos anos seguintes em conjunto com outros TREs e TSE, o JE-Connect hoje é utilizado em todos os estados do país.
Os dados que saem da urna já são criptografados e recebem outra camada de criptografia, que torna inviável qualquer invasão ou acesso não autorizado ou, ainda, adulteração dos resultados de uma seção eleitoral. O kit de transmissão JE-Connect só envia dados para a rede privada da Justiça Eleitoral e para as portas específicas. Se o programa transportador não encontrar a assinatura digital que é gerada na urna eletrônica, não lê a mídia, o que inviabiliza o acesso aos dados.
Fiscais de partidos políticos, federações e coligações, Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras podem acompanhar a execução dos procedimentos de transmissão com uso do JE-Connect.
Saiba mais sobre a totalização dos votos.