Conheça os canais oficiais de comunicação da Justiça Eleitoral paulista
Telefone, e-mail e WhatsApp de cartórios podem ser consultados por eleitores e mesários convocados para as Eleições Municipais de 2024
A Justiça Eleitoral paulista mantém canais oficiais de comunicação para atender o eleitorado, os integrantes da mesa receptora de votos e demais colaboradores que vão atuar nas Eleições Municipais 2024. Os contatosdos cartórios eleitorais podem ser consultados na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP). É possível verificar o e-mail e o número de Whatsapp utilizados pelas zonas eleitorais. O serviço pode ser acessado por mesárias e mesários para verificar se as mensagens recebidas por meio do aplicativo foram enviadas pelo número oficial do cartório.
A busca pelas informações dos cartórios pode ser feita por município, nome ou número da zona eleitoral. Também é possível realizar consulta por endereço do eleitor, a partir do CEP, ou selecionando os bairros da capital. O Tribunal ainda conta com a Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor, que atende pelos números 148 e (11) 3130-2100. A chamada tem custo de ligação local para todo o estado.
TRE-SP faz alerta para mensagem falsa sobre convocação de mesários
O TRE-SP convocou os integrantes da mesa receptora de votos por meios eletrônicos, como WhatsApp e e-mail. A convocação dos colaboradores terminou em 7 de agosto; no entanto, pode haver novas chamadas em caso de substituição. Ao receber mensagem da Justiça Eleitoral, a mesária ou o mesário pode acessar o serviço de consulta de informações dos cartórios para checar os números e evitar clicar em links suspeitos.
Para evitar golpes, o TRE-SP ainda orienta que convocadas e convocados só façam a confirmação para as eleições na Área do Mesário, disponível neste link: https://www.tre-sp.jus.br/servicos-eleitorais/mesarios/convocacao-de-mesarios.
Eleitoras e eleitores podem buscar outros serviços no Autoatendimento Eleitoral, sem necessidade de sair de casa. A página oferece consulta ao número do título, ao endereço de votação, à situação eleitoral, ao pagamento de multas e à emissão de certidões de quitação eleitoral ou crimes eleitorais, entre outras. O aplicativo e-Título também dispõe dos serviços. A versão mais recente está nas lojas virtuais iOS ou Android.
Emissão do título será retomada em 5 de novembro
Já as solicitações para emissão de título, atualização de dados ou transferência de domicílio só serão retomadas em 5 de novembro. As operações estão suspensas desde 9 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral. O banco de dados da Justiça Eleitoral foi fechado para a organização da votação, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Quem não tirou o documento ou está com o título cancelado pode solicitar a certidão circunstanciada, que atesta que o requerente não pode ser atendido no momento em razão do fechamento do cadastro, mas não habilita o eleitor para o voto. Para obter o documento, é necessário comparecer ao cartório com um documento de identificação. A certidão circunstanciada só tem validade até 5 de novembro. A partir desta data, quem estiver nessa situação deverá procurar a Justiça Eleitoral para resolver as pendências.