TRE-SP recebe Selo Linguagem Simples por acordo que garante atendimento em Libras nas eleições

Foi premiada em Brasília parceria do Tribunal com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que permite o acesso do eleitor surdo a uma central de Língua Brasileira de Sinais para tirar dúvidas sobre o pleito

Foi premiada em Brasília parceria do Tribunal com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiênc...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, nesta quarta (16), o Selo Linguagem Simples 2024 pela iniciativa que garante o acesso de pessoas surdas ou com deficiência auditiva a uma central de atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as eleições. O prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi recebido pela juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Mendes Colombini, em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, com a presença do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, e da presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia.

O acordo de cooperação técnica firmado entre o TRE-SP e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência permite que a pessoa interessada faça uma videochamada, em tempo real, com um intérprete de Libras para obter informações sobre o pleito. A iniciativa foi agraciada no eixo que avalia a articulação interinstitucional e social para o fomento da linguagem simples.

Segundo o CNJ, a linguagem simples também pressupõe acessibilidade, portanto, “os tribunais devem aprimorar formas de inclusão, com uso da Língua Brasileira de Sinais e audiodescrição ou outras ferramentas similares, sempre que possível”.

Ao todo, 750 projetos foram inscritos na primeira edição do Selo Linguagem Simples. Além do eixo sobre articulação interinstitucional e social, as práticas dos tribunais foram analisadas em outras quatro áreas: simplificação da linguagem nos documentos, brevidade nas comunicações, educação, conscientização e capacitação, e tecnologia da informação.

Sessenta iniciativas foram classificadas e 48 obtiveram a certificação do CNJ, sendo nove de tribunais eleitorais, dez de tribunais do trabalho, 23 de tribunais estaduais, dois de tribunais da Justiça Militar e dois da Justiça Federal, além de um do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um do Conselho da Justiça Federal (CJF).

O Selo Linguagem Simples é uma das ações do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples lançado em dezembro de 2023 e instituído por meio da Portaria CNJ nº 351/2023. O acordo tem como meta a adoção de uma linguagem direta e compreensível na produção das decisões judiciais e na comunicação geral do Judiciário, tornando a Justiça mais acessível à população.

A premiação será concedida anualmente, sempre em outubro, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Linguagem Simples (13/10). O objetivo é dar publicidade, estimular e disseminar o uso da linguagem simples em todos os segmentos da Justiça.

O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, também compareceu ao evento.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
sábado e domingo, das 12h às 19h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido