TRE-SP realiza ação educativa com urnas eletrônicas no Colégio Mackenzie
Estudantes puderam comparar a votação em urnas eletrônicas com a de cédulas de papel
Nesta sexta-feira (25), a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou no Colégio Mackenzie, no centro da capital, mais uma ação do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você!”, que tem como objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento da Justiça Eleitoral e os trabalhos de realização das eleições, além de incentivar oexercício da cidadania.
Ao longo da atividade, cerca de 200 pessoas, entre estudantes, familiares e professores puderam criar partidos políticos e realizar campanhas eleitorais e debates. Participaram, ainda, de uma votação simulada na urna eletrônica em um módulo de treinamento e também em cédulas de papel, proporcionando assim um comparativo entre os resultados. Toda a ação foi concebida para que os jovens tivessem uma experiência didática e educativa sobre a importância do voto, estimulando a consciência sobre cidadania.
A servidora da Ejep, Eliz Carahyba, que participou das atividades, destacou o questionamento de um participante sobre publicações nas redes sociais sugerindo que a urna anularia o voto caso o eleitor digitasse o número errado, não havendo possibilidade de correção. “Demonstramos no módulo treinamento que, em caso de erro do eleitor, a urna apresenta mensagens para alertá-lo, permitindo a correção.”
O evento também contou com a participação do Centro de Memória Eleitoral (Cemel) do TRE-SP, que emprestou peças do seu acervo, como cédulas de votação e modelos de urnas antigas.
A Ejep promove ações de cidadania para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e assim fortalecer a democracia, com o desenvolvimento de projetos educacionais para a geração e a articulação de saberes que reforcem uma cultura democrática e cidadã.