Presidente do TRE-SP faz pronunciamento sobre as eleições municipais de 2024
O desembargador Silmar Fernandes pediu que os eleitores reflitam sobre o voto e não se deixem influenciar por notícias falsas
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, pediu que eleitores e eleitoras reflitam sobre seus candidatos e candidatas e não se deixem influenciar por notícias falsas ou distorcidas ao votar no pleito municipal deste domingo (6). Em pronunciamento realizado na TV aberta, na noite deste sábado (5), o magistrado também destacou que o voto é uma das maiores expressões da democracia.
“Neste domingo, todos temos um importante compromisso com a nossa democracia. É o momento de escolhermos as candidatas e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador. Quando votamos, estamos manifestando a nossa opinião sobre as pessoas que consideramos mais preparadas para representar os nossos interesses na condução da cidade. Cada voto tem o mesmo peso na soma dos resultados”, afirmou Silmar Fernandes.
O desembargador ressaltou que a votação na urna eletrônica é fácil, rápida e segura, mas alertou que o voto trará consequências pelos próximos quatro anos para as cidades. “Por isso, escolha com muito cuidado e responsabilidade. Reflita sobre seus candidatos e candidatas antes de se dirigir ao seu local de votação. Não se deixe influenciar por pessoas, notícias falsas ou distorcidas. Exerça sua vontade com consciência. A urna eletrônica garante que ninguém saberá em quem você votou.”
O presidente do TRE-SP disse que mais de 500 mil pessoas trabalharão na organização das eleições no estado para que os eleitores possam exercer o direito ao voto com liberdade e ainda fez um agradecimento especial aos mesários.
“Eles estão treinados para conduzir os trabalhos nas mais de 100 mil sessões eleitorais que funcionarão das 8h às 17h. O Tribunal, os juízes eleitorais, os promotores e as forças de segurança estarão atentos e de prontidão para que as eleições transcorram de forma tranquila e segura. Tenham um bom dia de eleição com a consciência tranquila de que fizeram a melhor escolha para a sua cidade e para a democracia brasileira. Muito obrigado”, finalizou o magistrado.