TRE-SP promove painel sobre os limites da intervenção judicial no processo eleitoral

Palestra foi ministrada pelo professor e pesquisador de direito eleitoral da Universidade de Kentucky (EUA), Joshua Douglas

Palestra foi ministrada pelo professor e pesquisador de direito eleitoral da Universidade de Ken...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) promoveu na manhã desta segunda-feira (25) o painel “Judicialização da Política: os limites das intervenções judiciais no pleito — perspectiva comparada”, ministrado pelo professor e pesquisador de direito eleitoral da Universidade de Kentucky (EUA), Joshua Douglas.

O evento foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), em parceria com a Escola Paulista de Magistratura (EPM), e conduzido pelo vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré. A exposição teve, como debatedores, os professores doutores Flávio Luiz Yarshell, juiz efetivo da Corte Eleitoral paulista entre 2008 e 2012, e José Wellington Bezerra da Costa Neto, que foi magistrado assessor da Corregedoria e da Presidência do TRE-SP entre 2018 e 2021. Participou ainda do panorama o diretor-geral do Tribunal paulista, Claucio Côrrea.

Durante o debate, houve discussões sobre as diferenças na atuação das instituições judiciárias dos Estados Unidos e do Brasil em relação às eleições. O pesquisador esclareceu pontos do processo eleitoral norte-americano, que funciona por meio da descentralização de poder. Lá, cada estado legisla sobre regras que orientam o processo eleitoral.  

Palestra foi ministrada pelo professor e pesquisador de direito eleitoral da Universidade de Ken...
O professor da Universidade de Kentucky (EUA), Joshua Douglas, profere palestra no plenário do TRE-SP, na manhã desta segunda (25)

“Todos os 50 estados têm suas próprias regras e Tribunais. As constituições dos estados dizem algo diferente da Constituição Americana. Nos EUA, não temos só uma eleição acontecendo, mas 50 ocorrendo ao mesmo tempo", comenta o pesquisador. 

O professor Flávio Luiz Yarshell trouxe ao debate questões sobre esse processo de descentralização de poder em decisões judiciárias nos Estados Unidos, além de discussões sobre o voto obrigatório e facultativo.

“Tão difícil quanto imaginar que vocês nos Estados Unidos possam centralizar a regulação das eleições é imaginar que o Brasil possa descentralizar as eleições. E isso tem repercussão sobre o papel que uma Corte superior tem em relação ao desfecho das eleições”, apontou.  

O pesquisador americano citou que o sistema eleitoral americano enfrenta ataques de descredibilização, como os feitos por Donald Trump durante as eleições presidenciais em 2020, em que o democrata Joe Biden venceu o pleito. Tais ações, conforme o professor, podem afetar negativamente como os estados reformulam suas regras eleitorais e até limitar o acesso ao voto à população por conta da desinformação. 

“Estados como Geórgia passaram a ter uma regra de votação mais restrita após as eleições de 2020, em resposta às acusações, falsas, de fraude por Trump. Então, o estado passou uma lei que limitou o número de caixas de correio para os eleitores depositarem seus votos, pois temos um sistema que os votantes podem requerer o voto por correios”, comentou.

Douglas trouxe também um histórico sobre o acesso ao voto por gênero, raça e idade nos Estados Unidos. No país, o voto não é obrigatório e é permitido para as pessoas a partir dos 18 anos, diferentemente do Brasil, em que jovens de 16 anos podem votar. Ele finalizou a palestra falando sobre seus planos de pesquisa em diferentes formas de sistema de votação pelo mundo, como no Brasil. 

“Estou iniciando um projeto intitulado ‘O que o mundo pode ensinar aos EUA sobre eleições’. E a Corte eleitoral, que todos falam que trabalha tão bem, que é algo que o Brasil faz tão bem, é fascinante para mim", concluiu o pesquisador. 

A palestra estará disponível em breve no canal do TRE-SP no YouTube



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido