Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais se reúnem no 86º Coptrel, em João Pessoa
Evento ocorreu no TRE-PB e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, e pela presidente do regional paraibano, desembargadora Agamenilde Dias
Foi concluída nesta sexta-feira (22) a 86ª edição do encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento aconteceu em João Pessoa (PB) e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias. Foram discutidos na ocasião temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral, como Inteligência Artificial, implantação do juiz de garantias e combate à desinformação.
Na noite da quinta-feira (21), ocorreu a abertura oficial do evento, com o discurso do presidente Silmar Fernandes. Na cerimônia, o magistrado falou sobre a importância das urnas eletrônicas no último pleito, enaltecendo o trabalho da Justiça Eleitoral.
"Chegamos a este encontro com a sensação de mais um gigantesco desafio cumprido após os pleitos municipais, reafirmando a excelência de nossa Justiça especializada na execução de cada etapa do processo eleitoral, aprimorando-se cada vez mais na solução de novos problemas, como o combate à desinformação disseminada nas redes sociais. A celeridade e a eficiência são atributos que compõem o sólido binômio da Justiça Eleitoral brasileira."
A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, anfitriã do evento, felicitou os convidados e enalteceu o povo paraibano em seu discurso, frisando a importância do evento para a Justiça Eleitoral.
"Nós nos propomos a realizar um encontro produtivo, com a perspectiva de extrair o melhor da essência de cada um, a partir das ideias lançadas, como forma de avançar na missão enquanto servidores públicos e guardiões do acervo e do prestígio da Justiça Eleitoral. Acredito que, juntos, os esforços nos levarão aos nossos objetivos. A Paraíba se alegra em recebê-los."
Em seguida, o jornalista Mário Helio Gomes proferiu a palestra "Inteligência artificial: como humanizar essa nova espécie", que abordou os desafios dessa nova ferramenta tecnológica para a sociedade.
Participaram também da solenidade de abertura o governador da Paraíba, João Azevêdo, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Cézar Galdino, e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.
A presidente do TRE-PB, des. Agamenilde Dias, e o presidente do TRE-SP e do Coptrel,
des. Silmar Fernandes, durante a reunião desta sexta
Nesta sexta (22), houve apresentações de projetos sobre acessibilidade, Central da Língua Brasileira de Sinais (Libras), jovens eleitores, acesso ao voto e totalização dos resultados eleitorais, além de uma exposição sobre juízes das garantias e audiências de custódia.
Ainda, o juiz substituto do TRE-SP, Diogo Rais, proferiu a palestra "Entre a Inteligência Artificial e a desinteligência humana: um balanço sobre a tecnologia e as eleições 2024".
Para o presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, este é um evento muito importante para a Justiça Eleitoral. “O encontro proporciona a troca de experiências entre todos os Tribunais Eleitorais para pensarmos conjuntamente em como enfrentar os desafios sempre novos que se apresentam a cada pleito, além das melhores práticas para atender o eleitorado. Nosso objetivo é entregar, a cada dois anos, como sempre fazemos, uma eleição transparente, eficiente e segura. E, para isso, o trabalho não para nunca, já estamos nos preparando para 2026”, afirmou o magistrado.
Também durante a reunião desta sexta (22), foram eleitos para os cargos de vice-presidente e secretário do Coptrel, respectivamente, o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, e o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes.
Diretores-gerais participam de reunião preparatória
As atividades do 86º Coptrel tiveram início na manhã da quinta-feira (21) com uma reunião preparatória dos diretores-gerais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que contou com a presença do diretor-geral da Corte paulista, Claucio Côrrea. Ele falou sobre o propósito do encontro de iniciar os debates sobre eventuais propostas a serem levadas ao colégio de presidentes.
A presidente do TRE-PB, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, esteve presente e destacou a atuação da Justiça Eleitoral no último pleito. Participou também da mesa de abertura, a diretora-geral do TRE-PB, Andréa Ribeiro de Gouvêa.
Carta de João Pessoa
O resultado das discussões do Coptrel foi divulgado ao fim do evento na Carta de João Pessoa. O documento traz diretrizes para a atuação futura dos TREs. Entre outros tópicos, a carta menciona a intenção de solicitar ao TSE o desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação com o eleitor, do tipo chatbot, para utilização em âmbito nacional.
O próximo encontro acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março de 2025.
Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.