Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais se reúnem no 86º Coptrel, em João Pessoa

Evento ocorreu no TRE-PB e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, e pela presidente do regional paraibano, desembargadora Agamenilde Dias

Evento ocorreu no TRE-PB e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador S...
Os presidentes dos Tribunais Eleitorais em cerimônia de abertura do 86º Coptrel

Foi concluída nesta sexta-feira (22) a 86ª edição do encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento aconteceu em João Pessoa (PB) e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, e pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias. Foram discutidos na ocasião temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral, como Inteligência Artificial, implantação do juiz de garantias e combate à desinformação.

Na noite da quinta-feira (21), ocorreu a abertura oficial do evento, com o discurso do presidente Silmar Fernandes. Na cerimônia, o magistrado falou sobre a importância das urnas eletrônicas no último pleito, enaltecendo o trabalho da Justiça Eleitoral. 

"Chegamos a este encontro com a sensação de mais um gigantesco desafio cumprido após os pleitos municipais, reafirmando a excelência de nossa Justiça especializada na execução de cada etapa do processo eleitoral, aprimorando-se cada vez mais na solução de novos problemas, como o combate à desinformação disseminada nas redes sociais. A celeridade e a eficiência são atributos que compõem o sólido binômio da Justiça Eleitoral brasileira."

A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, anfitriã do evento, felicitou os convidados e enalteceu o povo paraibano em seu discurso, frisando a importância do evento para a Justiça Eleitoral. 

"Nós nos propomos a realizar um encontro produtivo, com a perspectiva de extrair o melhor da essência de cada um, a partir das ideias lançadas, como forma de avançar na missão enquanto servidores públicos e guardiões do acervo e do prestígio da Justiça Eleitoral. Acredito que, juntos, os esforços nos levarão aos nossos objetivos. A Paraíba se alegra em recebê-los."

Em seguida, o jornalista Mário Helio Gomes proferiu a palestra "Inteligência artificial: como humanizar essa nova espécie", que abordou os desafios dessa nova ferramenta tecnológica para a sociedade. 

Participaram também da solenidade de abertura o governador da Paraíba, João Azevêdo, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Cézar Galdino, e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva.

Evento ocorreu no TRE-PB e foi conduzido pelo presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador S...

A presidente do TRE-PB, des. Agamenilde Dias, e o presidente do TRE-SP e do Coptrel,
des. Silmar Fernandes, durante a reunião desta sexta


Nesta sexta (22), houve apresentações de projetos sobre acessibilidade, Central da Língua Brasileira de Sinais (Libras), jovens eleitores, acesso ao voto e totalização dos resultados eleitorais, além de uma exposição sobre juízes das garantias e audiências de custódia.

Ainda, o juiz substituto do TRE-SP, Diogo Rais, proferiu a palestra "Entre a Inteligência Artificial e a desinteligência humana: um balanço sobre a tecnologia e as eleições 2024".

Para o presidente do TRE-SP e do Coptrel, desembargador Silmar Fernandes, este é um evento muito importante para a Justiça Eleitoral. “O encontro proporciona a troca de experiências entre todos os Tribunais Eleitorais para pensarmos conjuntamente em como enfrentar os desafios sempre novos que se apresentam a cada pleito, além das melhores práticas para atender o eleitorado. Nosso objetivo é entregar, a cada dois anos, como sempre fazemos, uma eleição transparente, eficiente e segura. E, para isso, o trabalho não para nunca, já estamos nos preparando para 2026”, afirmou o magistrado.

Também durante a reunião desta sexta (22), foram eleitos para os cargos de vice-presidente e secretário do Coptrel, respectivamente, o presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, e o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes.

Diretores-gerais participam de reunião preparatória

As atividades do 86º Coptrel tiveram início na manhã da quinta-feira (21) com uma reunião preparatória dos diretores-gerais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que contou com a presença do diretor-geral da Corte paulista, Claucio Côrrea. Ele falou sobre o propósito do encontro de iniciar os debates sobre eventuais propostas a serem levadas ao colégio de presidentes.

A presidente do TRE-PB, a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, esteve presente e destacou a atuação da Justiça Eleitoral no último pleito. Participou também da mesa de abertura, a diretora-geral do TRE-PB, Andréa Ribeiro de Gouvêa.

Carta de João Pessoa 

O resultado das discussões do Coptrel foi divulgado ao fim do evento na Carta de João Pessoa. O documento traz diretrizes para a atuação futura dos TREs. Entre outros tópicos, a carta menciona a intenção de solicitar ao TSE o desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação com o eleitor, do tipo chatbot, para utilização em âmbito nacional.

O próximo encontro acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março de 2025.

Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido