Novas sedes dos cartórios eleitorais de Santo André e de São Bernardo do Campo são oficialmente inauguradas

Unidades estavam funcionando desde julho, mas cerimônia de inauguração ocorreu nesta quarta (13), com a presença do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes

Com cinco andares, nova sede dos cartórios de Santo André tem vagas de estacionamento para o púb...
Com cinco andares, nova sede dos cartórios de Santo André tem vagas de estacionamento; central de atendimento ao eleitor fica no térreo do edifício

Nesta quarta-feira (13), foram oficialmente inauguradas as novas sedes das zonas eleitorais dos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC paulista. Ambas já se encontravam em funcionamento desde julho. As cerimônias tiveram a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes.Com 643.023 pessoas aptas a votar, São Bernardo possui o 4º maior eleitorado do estado, enquanto Santo André tem o 6º maior número de votantes (583.229 pessoas). Juntos, os municípios reúnem 323 locais de votação e 3.729 seções eleitorais.

Cada cidade possui seis zonas eleitorais, antes localizadas em diferentes endereços. Com a mudança, os cartórios se agruparam em um mesmo prédio, o que criou um único polo de atendimento aos eleitores de cada município. Em Santo André, o novo espaço, na Avenida Firestone, nº 1.635, Casa Branca, abriga as seguintes zonas: 156ª, 263ª, 264ª, 306ª, 307ª e 383ª. Já em São Bernardo do Campo, foram reunidas as zonas 174ª, 283ª, 284ª, 296ª, 409ª e 414ª, na Rua Marmará, nº 243, Centro.

Durante discurso em Santo André, o presidente do TRE-SP afirmou que era uma honra estar na cidade onde exerceu a magistratura por cinco anos. Para o desembargador Silmar Fernandes, a abertura da nova sede representa o compromisso com a transparência e eficiência da prestação dos serviços oferecidos à população. “Fui juiz nesta comarca de 1997 a 2003 e juiz da 306ª Zona Eleitoral. Tenho satisfação em retornar para entregar esses cartórios. Nós somos servidores, e a função é servir ao público, servimos à democracia, e a população da cidade será bem atendida com as instalações, em um prédio novo, arejado e de fácil acesso.”

Na inauguração de São Bernardo do Campo, o desembargador reforçou a importância de juízes, servidores e colaboradores para a organização das eleições de 2024 e disse que a política de aquisição de novas estruturas seguirá no próximo ano. “Teremos a inauguração de novas sedes em 2025, é uma política que será continuada pelos meus sucessores, para dar melhores condições de trabalho às equipes dos cartórios e oferecer melhor prestação jurisdicional aos eleitores”, disse o desembargador Silmar Fernandes.

1/ Galeria de imagens

O diretor-geral do Tribunal, Claucio Corrêa, destacou que o eleitorado das duas cidades pode ser atendido com mais conforto nos novos ambientes e que a aquisição de novas instalações é um desafio para várias áreas do TRE-SP. “Tenho que agradecer aos envolvidos, a secretaria de gestão de serviços, a arquitetura, a engenharia, a assessoria de atendimentos aos cartórios, a área de contratos, de orçamento e finanças, os chefes de cartório, enfim, a todos. Também agradeço às prefeituras das cidades, que nos ajudaram com espaços para atendimento antes da entrega das novas sedes.”

Novas estruturas

Os dois prédios contam com ambientes climatizados e totalmente adaptados com todos os recursos de acessibilidade. O de Santo André possui cinco andares, com a central de atendimento ao público localizada no térreo e vagas de estacionamento em frente e ao redor. O de São Bernardo está localizado próximo ao Paço Municipal e ao Shopping Metrópole, em uma região de fácil acesso por ônibus e linhas de trólebus. 

Ao todo, em Santo André atuam no prédio 62 servidores, entre efetivos, requisitados e estagiários das seis zonas eleitorais. Na unidade de São Bernardo do Campo, o total é de 54 pessoas trabalhando nos seis cartórios. 

Também compareceram às inaugurações a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini, representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos municípios, além de juízes e servidores dos cartórios e de diversas secretarias do Tribunal.

O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa; o presidente da Corte, des. Silmar Fernandes, e juíze...
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa; o presidente da Corte, des. Silmar Fernandes, e juízes eleitorais dos cartórios de Santo André

Projeto de assunção dos cartórios

A aquisição de instalações próprias e a assunção dos encargos financeiros de cartórios do estado fazem parte de um projeto implantado pelo TRE-SP em 2022. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. Com a iniciativa de assunção das sedes, 43 zonas eleitorais passaram a funcionar em 16 imóveis administrados pelo Tribunal.

Além de Santo André e São Bernardo do Campo, o projeto já contemplou zonas eleitorais nas cidades de Campinas, Bragança Paulista, Taquarituba, José Bonifácio, Americana, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Agudos, Diadema, Jandira e Piracicaba. Outros três imóveis já estão funcionando em novos endereços nos municípios de Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Franca, mas ainda não tiveram sua inauguração oficial.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido