Nova sede dos sete cartórios que atendem o eleitorado de Campinas é inaugurada
Prédio já estava em funcionamento durante o período eleitoral, mas foi oficialmente inaugurado nesta quarta (6) pelo presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, inaugurou nesta quarta (6) a nova sede dos sete cartórios eleitorais de Campinas, no interior do estado. O prédio funciona na Rua General Osório, nº 1.041, no Centro da cidade, e abriga as seguintes zonas eleitorais: 33ª , 274ª, 275ª, 378ª, 379ª, 380ª e 423ª. O novo espaço é climatizado, está adequado às regras de acessibilidade e ainda tem ampla área para atendimento ao público e armazenamento das urnas eletrônicas.
Em discurso na inauguração, o desembargador Silmar Fernandes afirmou que a nova sede dos cartórios proporciona um melhor atendimento para os cerca de 885 mil eleitores de Campinas. “Uma cidade como essa precisava de instalações mais modernas. Os eleitores não precisam mais se deslocar a diversos pontos porque agora têm atendimento neste local, que é central, bem localizado, com grande movimentação de transporte, facilitando o acesso aos nossos serviços, seja para tirar o título, fazer a transferência, pagar multas”, disse.
As novas instalações dos cartórios de Campinas já estavam em pleno funcionamento desde agosto, inclusive durante o período eleitoral, no entanto, só foram inauguradas oficialmente nesta quarta. Atualmente, Campinas possui 2.524 seções eleitorais distribuídas em 267 locais de votação.
Segundo o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, a política de assunção dos cartórios do interior busca melhorar a estrutura das zonas eleitorais. “Quando chegamos aqui e vimos esse prédio revitalizado, restaurado e com refrigeração, sabemos que há um trabalho conjunto de equipes de diversas secretarias do Tribunal e a participação direta dos chefes de cartório. A Justiça Eleitoral tem orgulho do que organiza para garantir um processo eleitoral justo, seguro e legítimo e assegurar a democracia no país”.
O juiz da 33ª Zona Eleitoral, Luiz Antônio Alves Torrano, lembrou que os cartórios de Campinas funcionaram em prédios cedidos pela prefeitura e no Palácio da Justiça antes da transferência para a nova sede. “A nossa igualdade com outros órgãos do Judiciário em termos de instalação veio com a gestão de Vossa Excelência. Há salas que comportam adequadamente os cartórios, banheiros para pessoas com deficiência, ambientes para reuniões, elevadores novos, enfim, instalações dignas para a Justiça Eleitoral”, discursou ao agradecer ao presidente do TRE-SP.
Projeto de assunção dos cartórios
A aquisição de instalações próprias e a assunção dos encargos financeiros de cartórios do estado fazem parte de um projeto implantado pelo TRE-SP em 2022. Atualmente, a maioria das unidades ocupa prédios cedidos pelas prefeituras. Com a iniciativa de assunção das sedes, 43 zonas eleitorais passaram a funcionar em 16 imóveis administrados pelo Tribunal.
Além de Campinas, o projeto já contemplou zonas eleitorais nas cidades de Bragança Paulista, Taquarituba, José Bonifácio, Americana, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Agudos, Diadema, Jandira e Piracicaba. Também estão funcionando em novos endereços os cartórios de São Bernardo do Campo, Santo André, Carapicuíba, Mogi das Cruzes e Franca. As cerimônias oficiais de inauguração das unidades de São Bernardo do Campo e Santo André ocorrem na próxima semana.