Após eleições, Corregedoria Regional Eleitoral de SP avalia dois cartórios em novembro

Esse é o penúltimo ciclo de inspeção de 2024; ação busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e aprimorar serviços eleitorais

Inspeção na 215ª ZE - Angatuba: a juíza assessora da Corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo ...
Equipes da CRE e da 215ª Zona Eleitoral — Angatuba

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) de São Paulo realizou visitas de inspeção a duas unidades cartorárias este mês. Foram visitados os cartórios da 215ª Zona Eleitoral — Angatuba e da 304ª ZE — Jandira. Esse é o penúltimo ciclo de fiscalização do ano. O procedimento de inspeção busca promover melhoria nas atividades administrativas e judiciais e prevenir possíveis falhas nos serviços eleitorais.

Para o chefe da 215ª ZE — Angatuba, Otavio Casado de Lima, a inspeção foi bem tranquila e ocorreu de forma produtiva. “Foram analisados os processos no sistema administrativo e no PJe [Processo Judicial Eletrônico] para verificar a correta tramitação. A Corregedoria também fez uma revisão nas pastas de direitos políticos para garantir que a circunscrição eleitoral estava agindo conforme o procedimento padrão. Também foram verificadas a guarda e organização das urnas eletrônicas. Fomos elogiados pela organização e gestão do cartório eleitoral”, relatou.

O chefe da serventia achou de extrema importância a inspeção, pois foram apontadas algumas correções necessárias e sugeridas melhorias. Ainda segundo ele, a equipe da Corregedoria foi muito solícita e educada, tornando o ambiente muito colaborativo. O servidor acrescentou que o trabalho é muito significativo, pois direciona o cartório a seguir as normas do Tribunal e aprimorar a eficiência dos processos. 

Participaram da visita à unidade, em 6 de novembro, a juíza assessora da Corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno; a juíza eleitoral da unidade cartorária, Luciane de Carvalho Shimizu; o secretário da CRE, André Luiz Pavim; o chefe do cartório de Angatuba; e servidoras e servidores do cartório e da Seção de Inspeções e Correições.

Na 304ª ZE — Jandira, a inspeção ocorreu na última quarta (13). O corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, parabenizou a equipe ao fim dos trabalhos da inspeção, contou o chefe do cartório, Caio Cesar Martins. “Os cumprimentos foram estendidos a toda equipe pelo esforço e dedicação no exercício de suas funções para a realização das rotinas cartorárias, em especial às relativas às eleições municipais. Todos os envolvidos se destacam como peças fundamentais para a concretização do processo democrático”, relatou.

Inspeção da Corregedoria na 304ªZE - Jandira; o vice-presidente corregedor do TRE-SP, desembarga...
Inspeção em Jandira foi comandada pelo vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré

A Seção de Inspeções e Correições verificou toda a estrutura física da serventia: ambiente de atendimento ao público, área administrativa, além do arquivo e ambiente onde estão armazenadas as urnas eletrônicas. Ainda, os servidores da CRE analisaram os procedimentos realizados pelos servidores e servidoras, bem como sugeriram melhorias e indicaram pontos positivos nos levantamentos realizados.

Estavam presentes na inspeção do cartório de Jandira o desembargador José Antonio Encinas Manfré; a juíza assessora da Corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno; a juíza eleitoral Juliana Moraes Corregiari Bei; o secretário da CRE, André Luiz Pavim; o chefe do cartório; a chefe da Seção de Inspeções e Correições, Lúcia Muniz Aslan Ribeiro; e servidoras e servidores do cartório eleitoral e da equipe de inspeções.

A avaliação feita pela Corregedoria inclui aspectos como atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais e gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento dos dados, é realizado um encontro com as equipes do cartório e da CRE para apresentação dos resultados. Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias. 

O último ciclo de inspeções da Corregedoria para 2024 está previsto para os dias 10, 11 e 12 de dezembro, em três zonas eleitorais: 50ª ZE  — Igarapava, 155ª ZE — Pedregulho e 22ª ZE — Batatais.



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido