Estudantes de direito conhecem sistema eleitoral em visita ao TRE-SP
Alunos da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste assistiram à sessão do Pleno e fizeram votação simulada com urnas eletrônicas
Estudantes de direito da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste, no interior do estado, visitaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), nesta terça (5), para conhecer detalhes do processo eleitoral e o funcionamento da urna eletrônica. Os universitários ainda acompanharam uma sessão no Plenário da Corte e fizeram uma votação simulada. A atividade foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep).
Durante a sessão plenária, o grupo recebeu as boas-vindas do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. “É uma satisfação receber jovens estudantes para ver como funciona uma sessão de julgamento desta corte especializada. Há alunos do nono período, que já devem estar com o número da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] na mão. Vocês estão em casa e, para mim, é uma satisfação serem da Anhanguera, porque eu já lecionei na faculdade”, afirmou.
Antes da sessão, alunas e alunos participaram de uma roda de conversa para conhecer as funções da Justiça Eleitoral e as etapas das eleições. Temas como cadastro eleitoral, filiação e convenções partidárias, registro de candidatura, campanha eleitoral, votação, apuração e diplomação dos eleitos também foram discutidos com os estudantes em palestra coordenada pela equipe da Ejep.
Alunas e alunos conhecem etapas da eleição e funções da Justiça Eleitoral durante atividade da Ejep
O grupo ainda recebeu informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o programa Mesário Voluntário Universitário. O projeto da Ejep foi criado para captar voluntárias e voluntários para o processo eleitoral. O objetivo é atrair colaboradores em universidades e aprofundar a consciência de cidadania desse público.
Aluna do 9º semestre, Denise Araújo, 45 anos, contou que conseguiu compreender o que foi explicado na disciplina de direito eleitoral durante a visita ao TRE. “Quando assistimos à aula, somente na teoria, fica vago. Mas o que foi falado em classe foi sintetizado nas explicações de hoje”. Já o estudante Daniel Xavier, 45, 7º período, relatou que ainda não cursou a disciplina na faculdade, mas que aprendeu um pouco mais sobre o processo eleitoral. “Tenho a experiência da eleição, mas não sabia dessas questões de prazos e outros aspectos técnicos citados na sessão. Foi uma boa experiência”.
A coordenadora do curso de direito da instituição de ensino, a professora Alessandra Sanches, disse que os alunos podem ver na prática o que estudam em sala de aula. “O direito eleitoral é uma disciplina obrigatória na matriz curricular da faculdade. Vemos a teoria em sala, e a vinda ao TRE aproxima os alunos da prática, é o que eles vão ver quando estiverem formados”, disse.
Interessados em participar de visitas monitoradas ao TRE-SP podem entrar em contato com a Ejep pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br para solicitar o agendamento, que ocorre mediante disponibilidade de datas.
imprensa@tre-sp.jus.br