Corregedoria Regional Eleitoral inspeciona seis cartórios em março
Equipe visitou Tanabi, Estrela d’Oeste, Buritama, Itatiba, Amparo e Cosmópolis; procedimento de inspeção visa à melhoria do atendimento ao público e da gestão das unidades
No mês de março, seis cartórios eleitorais receberam inspeções da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP). As visitas ocorreram na 138ª Zona Eleitoral – Tanabi, 233ª ZE – Estrela d’Oeste, 214ª ZE – Buritama, 58ª ZE – Itatiba, 8ª – Amparo e 360ª ZE – Cosmópolis. O objetivo do procedimento é promover melhoria no atendimento ao público e nas atividades administrativas e judiciais, além de prevenir falhas nas unidades cartorárias.
“A inspeção tem um caráter corretivo e não punitivo, ela materializa o compromisso do TRE-SP com a prestação de serviços de qualidade e a facilitação do exercício da democracia pelo cidadão”, afirma o chefe da 8ª ZE – Amparo, Aílton Staniasky.
De acordo com a servidora da 58ª ZE – Itatiba, Gabriela Brandão Rodrigues Pereira, os trabalhos deixaram uma impressão muito positiva. “A equipe envolvida na inspeção nos ajudou muito esclarecendo algumas dúvidas que tínhamos e corrigindo erros de procedimento que o cartório cometia.”
Segundo o chefe da 360ª ZE – Cosmópolis, os servidores do cartório ficaram muito satisfeitos com todo o processo. “Vejo que os colegas da Corregedoria estão muito interessados em orientar na busca de soluções e não só em apontar irregularidades. Também se mostraram sensíveis a algumas dificuldades relacionadas à nossa estrutura física, já que atendemos cerca de 93 mil eleitores de três municípios (além de Cosmópolis, Arthur Nogueira e Holambra).”
A avaliação feita pela Corregedoria inclui aspectos como atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais e gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento dos dados, é realizado um encontro com as equipes da unidade e da CRE-SP para apresentação dos resultados. Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias. Em abril, as inspeções serão realizadas em cartórios de Santos, Guarujá e Praia Grande.