Corregedoria Regional Eleitoral inspeciona seis cartórios em março

Equipe visitou Tanabi, Estrela d’Oeste, Buritama, Itatiba, Amparo e Cosmópolis; procedimento de inspeção visa à melhoria do atendimento ao público e da gestão das unidades

Equipe visitou Tanabi, Estrela d’Oeste, Buritama, Itatiba, Amparo e Cosmópolis;  procedimento de...
Equipe da CRE, comandada pelo corregedor, desembargador Encinas Manfré (ao centro), e servidores da 214ª ZE - Buritama

No mês de março, seis cartórios eleitorais receberam inspeções da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP). As visitas ocorreram na 138ª Zona Eleitoral – Tanabi, 233ª ZE – Estrela d’Oeste, 214ª ZE – Buritama, 58ª ZE – Itatiba, 8ª – Amparo e 360ª ZE – Cosmópolis. O objetivo do procedimento é promover melhoria no atendimento ao público e nas atividades administrativas e judiciais, além de prevenir falhas nas unidades cartorárias.

“A inspeção tem um caráter corretivo e não punitivo, ela materializa o compromisso do TRE-SP com a prestação de serviços de qualidade e a facilitação do exercício da democracia pelo cidadão”, afirma o chefe da 8ª ZE – Amparo, Aílton Staniasky.

De acordo com a servidora da 58ª ZE – Itatiba, Gabriela Brandão Rodrigues Pereira, os trabalhos deixaram uma impressão muito positiva. “A equipe envolvida na inspeção nos ajudou muito esclarecendo algumas dúvidas que tínhamos e corrigindo erros de procedimento que o cartório cometia.”

Segundo o chefe da 360ª ZE – Cosmópolis, os servidores do cartório ficaram muito satisfeitos com todo o processo. “Vejo que os colegas da Corregedoria estão muito interessados em orientar na busca de soluções e não só em apontar irregularidades. Também se mostraram sensíveis a algumas dificuldades relacionadas à nossa estrutura física, já que atendemos cerca de 93 mil eleitores de três municípios (além de Cosmópolis, Arthur Nogueira e Holambra).”   

A avaliação feita pela Corregedoria inclui aspectos como atendimento ao público, controle de documentos, procedimentos administrativos, processos judiciais e gestão do cadastro eleitoral, entre outros. Após o levantamento dos dados, é realizado um encontro com as equipes da unidade e da CRE-SP para apresentação dos resultados. Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias. Em abril, as inspeções serão realizadas em cartórios de Santos, Guarujá e Praia Grande.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido