TRE-SP participa de eleição com mais de 800 alunos do Mackenzie
Projeto do Tribunal simula todas as etapas de uma eleição convencional nos colégios; alunos escolhem seus representantes usando urnas eletrônicas
Na manhã desta quarta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou da cerimônia de diplomação do grêmio estudantil do colégio Mackenzie, na capital, eleito com urnas eletrônicas. A cerimônia consagrou a chapa “Mack Tubarão”, com a escolha de Guilherme e Mariana, do nono ano, como presidente e vice, respectivamente.
Oito chapas concorreram e vinte alunas e alunos atuaram como mesárias e mesários nas cinco seções eleitorais instaladas para a eleição, que aconteceu no dia 23 de maio. No total, 812 estudantes do 6º ao 9º ano participaram das ações e 735 votaram (mais de 90%) em urnas eletrônicas preparadas pelo TRE-SP. A chapa “Mack Tubarão” foi eleita com 201 votos.
No auditório lotado, Guilherme e Mariana receberam seus diplomas. Candidatas e candidatos de outras chapas e mesárias e mesários participantes, também receberam certificados de participação.
A juíza assessora da presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, participou do evento e agradeceu a seriedade e dedicação do corpo docente do colégio, da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) e dos alunos que participaram.
“Cada um de vocês desenvolveu suas atividades com um comprometimento que nos faz ter esperança em eleições que resultem em representantes capazes e dispostos a trabalhar por uma sociedade cada vez mais justa”, disse a juíza, e completou: “participar do projeto de cidadania é uma ação para a vida, para o mundo. Persistam nos seus sonhos porque vocês são o futuro.”
O coordenador pedagógico do colégio, professor Adriano Bareia, também parabenizou todas e todos, saudando as eleitoras e eleitores, que escolheram o projeto em que eles acreditam. “Durante todo esse tempo vocês exercitaram a democracia. Foi dada voz a vocês para escolherem alguém que vai representá-los. É um processo muito importante para o aprendizado.”
Quem orientou os trabalhos dentro do colégio foi o professor de história Ricardo Peres, que afirma que o projeto é muito mais do que uma mera eleição de grêmio. “Quando começamos a tratar da República Velha e outras fases da república, vamos despertando a curiosidade no sistema eleitoral. No projeto, eles podem experienciar todos os processos de ser um candidato no Brasil: prévias, campanhas, criação de jingles, apresentação de propostas, eleição e diplomação. Eles têm até um ‘fundo de campanha’ para fazer cartazes”, comenta.
Guilherme, o novo presidente do grêmio, assumiu o púlpito para agradecer a confiança depositada nas urnas. “Fiquei muito feliz, é uma eleição que faz a gente aprender muito. Queria agradecer a todos que acreditaram em mim e nas minhas propostas, mas também agradecer a quem não votou em mim e fez essas eleições mais democráticas e divertidas.”
Compuseram a mesa, presidida pela juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini: a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral Paulista, Vanessa Nigres Diniz; o rev. Alexandre Antunes, capelão do Colégio Presbiteriano Mackenzie SP; e os professores Adriano Bareia, Anderson Magalhães, Ana Carolina Junqueira Moreira, Udemilta Lopes Pimentel e Luci Fumiko Mitsu Chaves.