TRE-SP participa de encontro sobre inclusão de povos indígenas em Palmas

Desembargador Silmar Fernandes esteve em evento no TRE-TO que discutiu ações para ampliar acesso dos povos originários ao voto; regional paulista desenvolve projeto em comunidades isoladas

Desembargador Silmar Fernandes esteve em evento no TRE-TO que discutiu ações para ampliar acesso...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, participou de encontro, nesta quarta (22), em Palmas (TO), para debater ações de inclusão político-eleitoral dos povos indígenas. O evento “Fortalecendo Vozes: reunião de avaliação das ações de educação política em comunidades indígenas”, realizado pelo TRE Tocantins, contou também com a presença da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo; do presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, e de lideranças indígenas.

Em discurso no evento, o desembargador Silmar Fernandes afirmou que a representatividade e a pluralidade de vozes são essenciais à democracia, que deve refletir necessidades e desejos de toda a população para assegurar a justiça, a equidade e a legitimidade do governo. O magistrado acrescentou que historicamente os povos originários foram excluídos das estruturas de poder, e sua inclusão eleitoral é fundamental para garantir que tenham a possibilidade de eleger seus representantes ou de serem eleitos.

Desembargador Silmar Fernandes esteve em evento no TRE-TO que discutiu ações para ampliar acesso...
Presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, discursa durante o evento realizado em Palmas (TO)

“Para que essa inclusão aconteça na prática, precisamos, a exemplo do que vemos aqui no Tocantins, superar barreiras como a falta de documentos, a distância até os locais de votação e a falta de materiais eleitorais em línguas indígenas. Quando as comunidades indígenas participam ativamente do processo político, elas se fortalecem, ganham mais coesão social e se empoderam para defender seus interesses e preservar suas culturas”, argumentou o presidente do TRE-SP.

Ao lado do TRE-TO, que criou o programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, o Tribunal paulista também tem um projeto que busca ampliar o acesso ao voto entre indígenas, quilombolas, caiçaras e pessoas que vivem em localidades isoladas. Desde o início das ações, em 2022, o Programa de Inclusão Político-Eleitoral – Assentamentos, Povos e Comunidades Tradicionais do TRE-SP atendeu 1.600 pessoas em 107 comunidades. Nas visitas a esses grupos, são feitas a emissão de título, demonstração da urna e escuta das necessidades dos moradores. Pelo desenvolvimento do projeto, o TRE-SP recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário e Promoção da Dignidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante o encontro no TRE-TO, foram discutidos os desafios de acesso à tecnologia pelos povos indígenas para o exercício da democracia, as políticas públicas de incentivo às candidaturas dos cidadãos indígenas, entre outros temas. Houve ainda painéis, oficinas e apresentações culturais das etnias Karajá, Javaé, Xerente Krahô e Apinajé.

A programação do encontro termina nesta quinta (23) com a realização de oficinas sobre segurança nas eleições em comunidades indígenas, representatividade política dos povos indígenas e diálogo entre culturas, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Na plenária final, serão apresentados os relatórios das oficinas temáticas e os resultados consolidados.

Também participam do evento a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral Paulista, Vanessa Diniz.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido