Justiça Eleitoral participa de mutirão para atender pessoas em situação de rua na Praça da Sé

TRE-SP une-se a mais de 30 órgãos para facilitar o acesso da população socialmente vulnerável aos serviços públicos; ação ocorre de segunda (13) a sexta (17), das 10h às 15h

Mutirão Pop Rua Jud e Registre-se

A Justiça Eleitoral paulista participa da 4ª edição do mutirão de cidadaniaPop Rua Jud Sampa, de segunda (13) a sexta-feira (17), na Praça da Sé, centro da capital, para atender pessoas em situação de rua e ampliar o acesso à documentação para a população mais vulnerável. Quem for ao local poderá emitir a segunda via do título e demais certidões eleitorais, fazer a quitação de multas e receber outras orientações. O atendimento será das 10h às 15h. 

Nesta edição do evento não será possível a emissão de titulo, transferência e revisão de dados, já que o prazo para alistamento eleitoral se encerrou na última quarta-feira (8).

Uma cerimônia no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), na manhã desta segunda, com a presença do vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, marcou o início dos trabalhos. 

Segundo o TJSP, que coordena o mutirão com o Tribunal Regional Federal (TRF3), outras 30 instituições participam da iniciativa, oferecendo serviços como emissão de documentos, inclusão em programas sociais, orientações jurídicas e assistência à saúde e alimentação.

Documentos básicos e programas sociais

O 4º Pop Rua Jud Sampa será realizado em conjunto com a 2ª Semana Nacional do Registro Civil (“Registre-se!”), criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para viabilizar a expedição de documentos básicos, como RG, CPF, certidões (nascimento/casamento/óbito) e carteira de trabalho, além da inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Socias) e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Este ano, a campanha do “Registre-se!”, conduzida pelo TJSP em São Paulo, também une esforços para atender a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, bem como à população indígena, sem prejuízo do atendimento aos demais segmentos socialmente vulneráveis.

Já o Pop Rua Jud Sampa, coordenado pelo TRF3 na capital, vai oferecer às pessoas em situação de rua suporte para propositura de ações em questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais. Ainda haverá informações sobre benefícios, consulta e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/Pasep e seguro-desemprego.

Saúde e bem-estar

Na área de saúde e bem-estar, haverá testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatite; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação sobre diabetes, tuberculose, álcool e drogas e saúde bucal; fornecimento de marmitas; cortes de cabelo; brinquedoteca; e serviços para animais de estimação.

Além do TRE-SP, TJSP e TRF3, aderiram à iniciativa o Exército, Receita Federal, Defensoria Pública (da União e do estado), Ministério Público de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), INSS, Poupatempo, organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades.

Serviço

Mutirão Pop Rua Jud Sampa e Semana Nacional do Registro Civil — Registre-se!

Segunda (13) a sexta (17), das 10h às 15h

Praça da Sé, centro da capital


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido