Justiça Eleitoral atende pessoas em situação de rua no 4º Pop Rua Jud Sampa

Foram oferecidos serviços como emissão de certidões e dispensa de multas; presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, acompanhou os trabalhos na quinta (16)

Foram oferecidos serviços como emissão de certidões e dispensa de multas; presidente do TRE-SP, ...

A 4ª edição do mutirão Pop Rua Jud Sampa terminou nesta sexta-feira (17) com 1.543 atendimentos a pessoas em situação de rua realizados pela Justiça Eleitoral. Esses eleitores e eleitoras puderam solicitar serviços como a emissão de certidões, dispensa de multas e segunda via do título. O evento, que teve início na última segunda (13), aconteceu na Praça da Sé, centro da capital. Além do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), outros órgãos participaram do evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), facilitando a emissão de documentos e o acesso a diversos serviços públicos.

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, visitou a iniciativa e conferiu os trabalhos do posto da Justiça Eleitoral instalado na praça, nesta quinta (16). Ele foi acompanhado do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, e da juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini.

Foram oferecidos serviços como emissão de certidões e dispensa de multas; presidente do TRE-SP, ...
Da esq. para a dir., o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Encinas Manfré, a juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini, a chefe da 1ª ZE - Bela Vista, Cíntia Nakasa, e o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes

Do total de atendimentos durante o 4º Pop Rua, foram registradas 581 solicitações de segunda via do título, 390 dispensas de multa por insuficiência de recursos para pagamento e 375 emissões de certidão. Entre as eleitoras e eleitores atendidos, 197 tinham os direitos políticos suspensos devido a condenação criminal e foram encaminhados à Defensoria Pública para verificação da extinção da pena. Nesta edição do Pop Rua Jud Sampa, não foi possível a emissão de título, transferência e revisão de dados, já que o prazo para alistamento eleitoral se encerrou na última quarta-feira (8).

A chefe da 1ª Zona Eleitoral — Bela Vista, Cíntia Hiromi Nakasa, que coordenou o atendimento da Justiça Eleitoral, destacou o fato de que neste momento o cartório não pode emitir o título de eleitor nem regularizar os cancelamentos devido ao fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2024. “Para eles é motivo de apreensão ter que esperar até novembro para poder regularizar a situação, é muito tempo. Eles vivem com a expectativa de conseguir um emprego ou um benefício social, isso é que dá uma esperança para eles, e para isso é necessário ter a situação eleitoral regular.”

Nesses casos, para preservar os direitos da pessoa, a Justiça Eleitoral emite a certidão de não alistado, para aqueles que não têm título de eleitor, e a certidão circunstanciadapara quem já é alistado, mas não está em situação regular.

Além da emissão de documentos, a ação ofereceu às pessoas em situação de rua informações e suporte para propositura de ações em questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais.

Foram oferecidos serviços como emissão de certidões e dispensa de multas; presidente do TRE-SP, ...
Equipe da Justiça Eleitoral no 4º Pop Rua Jud Sampa

Também foram disponibilizados serviços de saúde e bem-estar, como testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatite; vacinação; aferição de pressão arterial; orientação sobre diabetes, tuberculose, álcool e drogas e saúde bucal; fornecimento de marmitas; cortes de cabelo; brinquedoteca; e serviços para animais de estimação.

O mutirão teve coordenação do TRF3 e participação de Exército, Receita Federal, Defensoria Pública (da União e do estado), Ministério Público de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), INSS, Poupatempo, organizações não governamentais (ONGs) e outras entidades.

2ª Semana Nacional do Registro Civil (“Registre-se!”)

O 4º Pop Rua Jud Sampa foi realizado em conjunto com a  2ª Semana Nacional do Registro Civil (“Registre-se!”), criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para viabilizar a expedição de documentos básicos, como RG, CPF, certidões (nascimento/casamento/óbito) e carteira de trabalho, além da inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Socias) e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Coordenada em São Paulo pelo Tribunal de Justiça, a iniciativa atendeu a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do sistema prisional, além de outros segmentos socialmente vulneráveis.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido