TRE-SP adere a protocolo para enfrentar violência doméstica contra magistradas e servidoras

Procedimento denominado ‘Proteja’ prevê acolhimento, suporte e acompanhamento às vítimas e incentiva a criação de ações preventivas no âmbito da Justiça Eleitoral paulista

TRE-SP adere a protocolo para enfrentar violência doméstica contra magistradas e servidoras

A Justiça Eleitoral paulista aderiu a um protocolo criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o enfrentamento à violência doméstica praticada contra juízas e servidoras. O procedimento foi instituído no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por meio da Portaria TRE-SP nº 166/2024, publicada na edição de quarta (26) do Diário de Justiça Eletrônico.

No TRE-SP, o documento foi batizado de “Proteja” e prevê acolhimento, suporte e acompanhamento às mulheres que sofrerem violência doméstica e familiar. A iniciativa garante proteção a magistradas da Corte Eleitoral, a juízas eleitorais, além de servidoras lotadas nos cartórios e na secretaria do Tribunal, incluindo requisitadas, terceirizadas e estagiárias.

Denúncias podem ser encaminhadas à Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, designada pela Portaria TRE-SP nº 167/2024 e presidida pela juíza Maria Domitila Prado Manssur. O acesso à comissão ocorrerá pelo canal da Ouvidoria, denominado "Ouvidoria da Mulher", de forma presencial ou por meio de formulário eletrônico, disponível neste link.

A portaria ainda destaca as formas de violência doméstica e familiar previstas na Lei 11.340/2006, a criação de ações preventivas e as medidas de segurança com o objetivo de proteger as vítimas.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido