TRE-SP alcança o terceiro melhor Índice de Desempenho de Sustentabilidade na Justiça Eleitoral

Divulgação ocorreu no CNJ, nesta quarta-feira (5), em Brasília

Divulgação celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem; manual está di...

Nesta quarta-feira (5), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o “8º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário”. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) alcançou o terceiro lugar, no segmento de tribunais eleitorais, com 79,8% de Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS). Na primeira colocação ficou o TRE do Rio Grande do Sul (83%), seguido pelo TRE de Santa Catarina (80,3%).

Para a definição do IDS são levados em consideração o consumo de água, papel, energia elétrica, telefonia, gastos com copos descartáveis, transporte, água envasada, impressos, destinação de material para reciclagem, aquisições e contratações sustentáveis, entre outros.

Conforme o relatório do CNJ, o objetivo do IDS consiste em criar um indicador sintético que seja capaz de avaliar, em uma única dimensão, o resultado combinado de vários indicadores distintos, permitindo a comparação objetiva entre os tribunais.

Guia do TRE-SP é referência para a Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE–SP) elaborou no ano passado um guia para medir o volume de gases do efeito estufa que serviu como referência para que outros 22 tribunais regionais eleitorais desenvolvessem, ao longo de 2023 e 2024, seus inventários de gás carbônico e gases equivalentes.

O documento traz uma metodologia para mensurar as emissões produzidas pelo consumo de combustíveis por veículos da frota, pela produção da energia consumida pelo Tribunal, pelos deslocamentos e viagens a trabalho de servidores por diferentes meios de transporte, além das atividades em todos os edifícios utilizados pela Justiça Eleitoral, como as sedes dos tribunais, depósitos e outras instalações.

De acordo com o chefe da Seção de Inovação do TRE–SP, Alessandro Mildo Gonçalves, o material tem o objetivo de auxiliar no planejamento da redução de carbono lançado na atmosfera. Segundo ele, a metodologia tem sido usada pelo TSE como modelo para a capacitação dos outros tribunais eleitorais.

A iniciativa está alinhada à política de sustentabilidade do Tribunal e atende à Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implementação de um programa de gestão das emissões de GEE de cada órgão do Poder Judiciário. Após o diagnóstico das emissões, será elaborado o plano de compensação ambiental, que contemplará ações visando eliminar, reduzir e compensar as emissões restantes.

Eleições Sustentáveis

Outras ações que buscam diminuir o impacto ambiental de suas atividades são desenvolvidas pelo Tribunal, tais como “Eleições Sustentáveis”, criado pela Coordenadoria de Gestão da Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade. O programa mensurou e efetuou o descarte ecologicamente correto dos materiais recicláveis dos cartórios eleitorais paulistas durante o ano de 2023. Com a catalogação de 600 cooperativas de reciclagem, foi possível auxiliar os cartórios eleitorais para a correta destinação de seus resíduos recicláveis. No ano passado, foram enviadas 94,7 toneladas de materiais recicláveis para as cooperativas e associações de catadores de todos os municípios do estado.

Juízo Verde

Em 2023, o TRE-SP alcançou o 1º lugar, entre todos os Tribunais do país, no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), e recebeu o Prêmio Juízo Verde. Criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a premiação reconhece iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente ou que contribuam com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.

Marco histórico

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão à Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. Nesse ano, em 5 de junho, aconteceu a abertura do evento, que é um marco para o debate sobre a questão ambiental e a sustentabilidade. A data tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e conscientizar para a preservação dos recursos naturais. Nesse dia, também é comemorado o Dia Nacional da Reciclagem. 

Semana do Meio Ambiente

Entre os dias 25 e 27 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizará a Semana do Meio Ambiente. O evento ocorrerá na sede do Tribunal, no centro da capital paulista, com palestras e oficinas de práticas sustentáveis adotadas pelos cartórios eleitorais.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
dias 20, 26 e 27 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
dias 20 de dezembro e 2, 3 e 6 de janeiro, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido