Estudantes do Senac fazem visita monitorada ao TRE-SP
Alunas e alunos do Programa Jovem Aprendiz assistiram à palestra sobre processo eleitoral e realizaram votação simulada nas urnas eletrônicas
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu 16 estudantes do Programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - Unidade Lapa Tito - para uma visita monitorada nesta quarta (26). As alunas e os alunos puderam conhecer a estrutura da Justiça Eleitoral e o processo eleitoral durante palestra ministrada pela coordenadora da Escola Eleitoral Judicial Paulista (Ejep), Vanessa Diniz, e pelo servidor Elder Maia Goltzman. Eles ainda realizaram uma votação simulada nas urnas eletrônicas.
Durante a atividade, os estudantes tiraram dúvidas sobre as eleições e receberam informações sobre o funcionamento das urnas e a emissão do Boletins de Urnas (BUs) para a apuração dos votos.
A professora do Senac Iara Coelho Barreto afirmou que a visita é importante para os jovens, que têm contato com fake news sobre as urnas eletrônicas e a eleição nas redes sociais. “A palestra e a simulação de votação serviram para o combate à desinformação e reafirmou a segurança da urna. As atividades também marcaram o encerramento do módulo dado em sala de aula sobre formas de governo e a importância do exercício do processo democrático”, explicou.
Alunas e alunos realizaram uma votação simulada nas urnas eletrônicas
Para o aluno Diogo Costa, a simulação nas urnas foi fundamental para saber que o dispositivo não é conectado à internet. O estudante havia lido notícias falsas sobre o assunto nas redes sociais. No entanto, após a ação no Tribunal, ele aprendeu que a urna não é acessada pela internet e comentou que o processo eleitoral é seguro.
Ainda durante o evento, a coordenadora Vanessa Diniz apresentou o curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral e aRevista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Políticoda Ejep. Os estudantes também receberam informações sobre o programa Mesário Voluntário Universitário e a página Fato ou Boato, criada para fomentar a circulação de conteúdos verídicos e estimular a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.
A Ejep promove visitas monitoradas ao TRE-SP mediante agendamento pelo e-mail ejep@tre-sp.jus.br, conforme disponibilidade de datas.