Eleições 2024: urnas eletrônicas passam por manutenção preventiva

Mais de cem mil máquinas de cinco modelos diferentes serão testadas pelo TRE-SP até abril; testes buscam evitar a ocorrência de falhas nos equipamentos no dia da votação

Fotografia da mão de uma pessoa testando uma urna. Outras diversas urnas estão enfileiradas ao l...

Urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições 2024 serão submetidas ao primeiro ciclo de manutenção preventiva a partir desta segunda-feira (5). O objetivo é identificar e reduzir a ocorrência de falhas na operação dos equipamentos, de forma a evitar a substituição e garantir a fluidez no dia da votação. 

Serão verificadas urnas dos modelos 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020 armazenadas em zonas eleitorais e postos de atendimento em todo o estado. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), 101.201 máquinas passarão por essa primeira inspeção. 

Durante a manutenção, é verificada a carga elétrica das baterias e executado um Sistema de Teste Exaustivo (STE), capaz de analisar todas as funcionalidades do equipamento. São testados processador, leitor biométrico, sistema de áudio, impressora, memórias interna e externa, teclados dos terminais do mesário e do eleitor, entre outros componentes. A análise é monitorada e possíveis problemas técnicos são relatados em um sistema para posterior reparo.

Urnas modelo 2022

Essa primeira etapa de verificação não inclui as urnas 2022 (modelo mais novo). O TRE-SP aguarda o recebimento de todos os equipamentos dessa versão, que ainda estão sendo encaminhados pelo TSE aos estados, para iniciar o teste. A previsão é que São Paulo receba 43.296 novas máquinas. 

A expectativa do setor técnico de urnas eletrônicas do TRE-SP é testar as urnas do novo modelo no 13 º Simulado Nacional de Hardware 2024, a ser realizado em abril pelo TSE.

Esse primeiro ciclo deve se estender até o fim de abril. A verificação das máquinas é feita de forma periódica pela Justiça Eleitoral e ocorre mesmo em anos não eleitorais. Ano passado, os equipamentos passaram por esse ciclo de conservação duas vezes, de maio a julho e entre agosto e novembro.

O eleitorado volta às urnas em 6 de outubro para escolher seus representantes nas prefeituras e câmaras municipais. Caso haja um 2º turno para a escolha de prefeitos nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro,
de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido