TRE-SP recebe o Prêmio CNJ de Qualidade 2024 na categoria ouro

Anúncio foi feito durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande

Foto mostra diversas pessoas sentadas em cadeiras sobre um palco

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu nesta terça-feira (3) o Prêmio CNJ de Qualidade 2024 na categoria ouro. A premiação foi anunciada durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande (MS). Organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do CNJ,  Luís Roberto Barroso, e reuniu presidentes e gestores dos 91 tribunais brasileiros. O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, representou a Corte eleitoral paulista no encontro.

O TRE-SP alcançou o índice de 90,8%, maior percentual já alcançado pelo Regional paulista na premiação, melhorando seu desempenho em relação à pontuação alcançada na edição de 2023, quando obteve 87,1%. Os Tribunais são avaliados em quatro eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. A metodologia da premiação leva em consideração o acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados do Tribunal. A premiação é regulamentada pelaPortaria CNJ 353/2023.

Anúncio foi feito durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Campo Grande...
Da esq. para a dir., o coordenador de Planejamento e Governança, Luís Felipe Reis, a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições, Regina Rufino, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini

Na abertura do evento, realizada na segunda (2), o ministro Luís Roberto Barroso falou sobre o desempenho dos Tribunais no cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2024, destacando a Meta Nacional 1, que prevê o esforço do Judiciário em julgar mais processos do que os distribuídos. Em 2024, foram distribuídos cerca de 23 milhões de processos e julgados mais de 25 milhões. Para o magistrado, os resultados positivos dos tribunais brasileiros acumulados no ano são reflexo do compromisso assumido por todos os segmentos da Justiça e demonstram “o empenho e o processo colaborativo de todo o Judiciário”. 

Metas nacionais para 2025

No encontro também foram aprovadas as metas nacionais do Poder Judiciário para 2025, que têm a função de a cada ano promover o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Para a Justiça Eleitoral foram estabelecidas três metas. Uma delas é a priorização do julgamento de processos envolvendo ilícitos eleitorais, bem como dos crimes contra a Administração Pública e das ações de improbidade administrativa. Até o fim de 2025, devem ser julgados 90% dos processos referentes às eleições de 2022 e 50% dos relativos às eleições de 2024, distribuídos até 31 de dezembro de 2024, que possam levar a perda de mandato eletivo ou inelegibilidade.

As outras duas metas são julgar processos mais antigos (70% dos processos distribuídos até dezembro de 2023 e 100% dos pendentes de julgamento a seis anos ou mais) e estimular a inovação no Poder Judiciário.

Antes da aprovação das metas, uma consulta pública colheu contribuições de membros e servidores da Justiça e demais interessados da sociedade civil para o aperfeiçoamento dos cinco segmentos do Judiciário: Estadual, Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar.

O encontro nacional está previsto naResolução CNJ 325/2020. Seus objetivos são, além de aprovar as metas para o ano seguinte, avaliar a Estratégia Nacional do Judiciário, apresentando os resultados do seu monitoramento; debater temas relevantes para a Justiça brasileira; apresentar políticas judiciárias do CNJ; e divulgar e reconhecer o desempenho de tribunais com premiações. 

Também participaram do evento a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini; o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa; a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições, Regina Rufino, e o coordenador de Planejamento e Governança, Luís Felipe Reis.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido