TRE-SP participa do encontro nacional das escolas judiciárias eleitorais no Rio de Janeiro

XXII Codeje, encerrado nesta sexta-feira (6), destacou o papel dos órgãos na promoção da cidadania e a preservação da memória democrática

XXII Codeje, encerrado nesta sexta-feira (6), destacou o papel dos órgãos na promoção da cidadan...

O XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Palácio da Democracia, no Rio de Janeiro, sede do TRE-RJ. Durante a reunião, foram abordados temas, como o uso da inteligência artificial nas Eleições 2024, desinformação, inclusão racial e cotas de gênero.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi representado pela secretária da Presidência do TRE-SP, Denise Campos, a coordenadora da EJEP, Vanessa Diniz e a secretária de Comunicação Social, Eliana Passarelli.

O encontro contou com a presença do diretor da EJE/TSE, ministro Cristiano Zanin. Também estiveram presentes o ministro André Ramos Tavares e a ministra substituta Vera Lúcia Santana Araújo. Já a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Benedito Gonçalves (STJ) e a ministra substituta Edilene Lôbo (TSE) participaram por videoconferência.

Houve, ainda, uma palestra da juíza Renata Gil de Alcantara Videira, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encerramento do encontro aconteceu nesta sexta-feira (6) com a reunião dos dirigentes das EJEs e uma palestra do ministro André Ramos Tavares, que fez um balanço com dados sobre as Eleições 2024. O evento também reuniu assessores de comunicação dos tribunais eleitorais. 

Programação

As boas-vindas ao evento aconteceram na quarta-feira (4), com o vice-presidente do Codeje, juiz do TRE-PA Marcus Alan de Melo Gomes, representando o presidente do Colégio, desembargador Jorge Dall'Agnol (TRE-RS), e a diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas. 

Na abertura, a ministra Cármen Lúcia falou sobre a relevância da atuação das EJEs. "As escolas eleitorais têm cada vez mais um papel fundamental de atuação e de aperfeiçoamento dos magistrados. O juiz eleitoral que fez uma eleição municipal pode não ser o mesmo da próxima eleição geral. As mudanças legislativas e as dinâmicas tecnológicas também exigem um constante aprendizado".

No segundo dia (5), foram abordados temas sobre igualdade racial, cooperação no Judiciário, pacificação das eleições e avanços tecnológicos.

Primeira negra a compor o TSE, a ministra Edilene Lôbo destacou que "sem igualdade racial e paridade de gênero nos espaços de poder e na política, a democracia é falsa". 

A ministra ainda enfatizou o papel das Escolas no combate à violência sistemática que impede mulheres negras de ocupar espaços de poder. "O plano de ação do sistema EJE para o próximo ano tem que ter a paridade de gênero e a igualdade racial como prioridades centrais". 

O encerramento do encontro aconteceu nesta sexta-feira (6) com a reunião dos dirigentes das EJEs. No último dia, o evento promoveu discussões sobre o papel da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na Justiça Eleitoral, com o ministro Benedito Gonçalves, e uma palestra do ministro Cristiano Zanin sobre o papel das Escolas.

O Codeje

O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) possui uma Escola Judiciária Eleitoral (EJE) compondo, com a EJE do TSE, o sistema EJE. 

As instituições têm como missão promover atividades, cursos e programas voltados para a educação eleitoral, a participação cidadã e o incentivo à produção científica  relacionada ao Direito Eleitoral. Projetos, como o “A Justiça Eleitoral vai até você!”, da Escola Judiciária  Eleitoral Paulista (Ejep), são desenvolvidos com estudantes e têm como foco a formação política e cultural de jovens eleitores.

Com informações do TRE- RJ.



imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido